PROJETO EDITORIAL DA SÉRIE CADERNOS DE GESTÃO CULTURAL: CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE

  • Autor
  • José Montival de Alencar Júnior
  • Co-autores
  • Fernando José Reis de Oliveira
  • Resumo
  • As transformações nas políticas públicas de cultura, em 2003, na gestão do ministro Gilberto Gil, no Ministério da Cultura, fomentaram iniciativas na formação de gestores culturais. Desse modo, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) adotou políticas culturais que promovessem a capacitação de gestores culturais através do coletivo Rede de Gestores Culturais do qual a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) fazia parte como instituição pública de ensino. Dentre os desdobramentos dessas ações, criou-se o Curso de Pós-Graduação lato sensu em Gestão Cultural que tem produzido pesquisas de grande relevância científica e cultural. Assim, surgiu a proposta de um projeto de intervenção cultural com o objetivo de desenvolver um suporte editorial impresso e digital publicado pela Editus – Editora da Uesc, denominado Série cadernos de gestão cultural: cultura, memória e identidade, para registrar e socializar informações com outros centros de pesquisa em cultura, a memória escrita e visual da produção cultural e científica do curso de Pós-Graduação em Gestão Cultural. Além disso, a edição dos Cadernos Culturais também se constituirá em um espaço destinado à divulgação de artistas regionais conforme Figura 1. A metodologia da pesquisa será qualitativa com a adoção de procedimentos  de interpretação de fenômenos culturais e de linguagem, sobretudo pela necessidade de se trabalhar com as técnicas da pesquisa documental, incluindo levantamento de materiais escritos em: livros, artigos, obras literárias, científicas e técnicas, autobiografias, biografias; e de elementos imagéticos, a saber: fotografias, grafismos, sinais, imagens etc. A pesquisa documental reveste-se, portanto, de importância para o desenvolvimento deste projeto de intervenção que está ancorado em imagens da memória individual e coletiva, da produção artística e cultural da Região Sul, do Estado da Bahia, bem como outros Territórios de Identidade. O projeto tem como suporte teórico autores que trabalham com pesquisas no campo da memória, da cultura e identidade como Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff e Henri Bergson, demonstrando a relevância da Série Cadernos de Gestão Cultural como uma importante ferramenta para a construção de uma identidade individual e coletiva. Já a estética editorial, segue a filosofia da Escola de Arte Bauhaus, considerada uma das mais importantes escolas de arte, que criou um movimento caracterizado pela combinação lógica entre funcionalidade e estilo, através de Mies Van Der Rohe e Walter Gropius. A Bauhaus  coloca, em prática, a ideia de que “menos é mais”, transformando o design em formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto. Além disso, o projeto editorial se baseou em conceitos editoriais de Antonio Celso Collaro e Milton Ribeiro para composição de elementos estéticos da capa, miolo, tipografia, espaços em branco e posicionamentos de imagens conforme Figura 2. O projeto conta ainda com um conjunto de normas editoriais, plano de divulgação, custos e orçamentos com base nas políticas editoriais da Editus que é a instituição indicada para a implementação do projeto.

  • Palavras-chave
  • Cultura, Memória, Identidade, Gestão Cultural, Projeto Editorial.
  • Área Temática
  • GT3 – Indústrias midiáticas
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

Murilo César Ramos (UnB)

Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)

Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)

Ivonete da Silva Lopes (UFV)