POLÍTICA CULTURAL PARA A TV PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA DO DOC TV AMÉRICA LATINA

  • Autor
  • Edileis Ferreira Novais
  • Resumo
  • O artigo apresenta uma análise sobre política cultural para a televisão pública, a partir da experiência do programa DOC TV América Latina, de fomento à produção e difusão do documentário latino-americano, em parceria com 18 países e 22 televisões públicas. A proposta central do programa é incentivar o intercâmbio cultural e econômico entre os povos da América Latina, bem como, a implementação de políticas públicas integradas que contribuam com o fortalecimento e a reafirmação das identidades culturais latino-americanas nos países da região.

                No campo audiovisual, o programa oferece os recursos necessários para a produção completa de um documentário por país a cada edição, desde o projeto até a difusão em televisões públicas e plataformas online. Os filmes produzidos exploram uma visão original de situações e manifestações da diversidade cultural de cada território. A TV pública assume um papel central como janela prioritária de difusão e a parceria com o programa amplia a capacidade produtiva de conteúdos que contribuem com o serviço público de acesso a conteúdos educativos e culturais.

                Esta pesquisa busca um entendimento do caminho tomado pela Conferência de Autoridades Audiovisuais e Cinematográficas Ibero-americanas (CAACI) em conjunto com a Fundação do Novo Cinema Latino-americano de articulação internacional para implementação de uma iniciativa que se apresenta como pioneira na interação entre políticas culturais e a televisão pública. A partir da análise documental e pesquisa bibliográfica serão coletados dados para avaliar a formulação e estruturação articulada do programa. Bem como, se as ações desenvolvidas refletem interesses próprios da CAACI e/ou se dialogam com as políticas culturais adotadas pelos países membros da rede DOC TV.

                Esta investigação apoia-se nos cinco elementos que Stuart Hall (2005) sistematizou como principais fontes de identidade cultural: a primeira apoia-se na narrativa da nação, como é contada e recontada as histórias e literaturas nacionais, na mídia e na cultura popular; a segunda na ênfase às origens e a tradição; a terceira na tradição inventada; a quarta na história alternativa ou uma contranarrativa em relação à história hegemônica, e; a quinta na originalidade de um povo ou nas características de distinção dos demais.  Para analisar a estratégia do DOC TV de utilizar o audiovisual como elemento identificador e afirmador das culturas latino-americanas.

                Realiza-se, assim, uma apreciação mais aprofundada sobre as relações entre políticas culturais e a televisão pública, observando, particularmente, as estratégias e soluções que são adotadas para o desenvolvimento de um projeto compartilhado de integração através da comunicação e da cultura

  • Palavras-chave
  • Política cultural, televisão pública, América Latina, Audiovisual
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

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