O presente trabalho apresenta a narrativa histórica, crítica, reflexiva e autobiográfica de experiências de artistas, que viveram e contribuíram para a efervescente cena artística e cultural da Região Sul da Bahia - eixo Itabuna e Ilhéus-décadas de 80/90. Por meio das narrativas das histórias de vida de atores, produtores, cantores, que participaram das produções culturais e artísticas nas décadas de 80/90, mas, sobretudo, lançando mão da história de vida da própria pesquisadora Selma Aguiar, mulher de tradição afrodescendente, cantora, compositora e intérprete que viveu aquela cena. Este trabalho vai sendo construído em uma abordagem filosófica, presente na formação da autora e embasada nas teorias da história cultural, da memória e da oralidade, em autores como: Clandinin e Connelly (2015), Alberti (2004); Bragança (2011); Josso (2004); Ferraroti (2014); Delory-Momberger (2008); Portelli (2016); Calabre (2007), Rubim (2014), Aquino (1999); Xavier (2016); Oliveira (2010; 2014); Zumthor (2014), Botelho (2001); Benjamin (1985); Hall (2015); Bachelard (1978); Edgar Morin (2003); Koselleck (2006) dentre outros. A análise realizada aponta as transformações tecnológicas decorrentes da indústria fonográfica e midiática e seus rebatimentos na produção cultural e artística da época; faz uma reflexão crítica, a partir dos depoimentos dos artistas que vivenciaram esse movimento de vanguarda no eixo Ilhéus e Itabuna; e, constrói um registro histórico, da participação dos artistas da década 80-90, com seus projetos culturais, que marcaram o movimento de vanguarda dessas décadas. Constato que a arte na região Sul da Bahia, acontecia como forma de resistência e luta em um contexto permeado por pouco incentivo de Políticas Públicas e ainda com tintas da ditadura e a pós-ditadura dos anos noventa, onde os artistas irmanados no desejo de levar alegria e entretenimento ao público tinham a união como maior aliado. Essa união contribuiu para a construção de grandes artistas, que no tempo presente, continuam fazendo arte. Alguns permanecem na região, outros migraram para grandes centros buscando sua projeção profissional, nacional e internacional, mas reconhecem a força e a importância da base construída na cena cultural de Ilhéus e Itabuna, nas décadas de 80/90. Na contemporaneidade em se tratando das políticas de incentivo à cultura, o artista local ainda sofre com a falta de incentivo, pois embora contem hoje com as Secretarias de cultura locais, poucos se projetam no cenário artístico cultural regional e nacional. No plano Nacional, o atual governo aponta novas perspectivas, mas ainda suscita dúvidas quanto a real repercussão dessas políticas para os artistas das cidades interioranas. A nova Lei Rouanet (agora, Lei de incentivo à cultura), vem beneficiar as regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, com descentralização de até 100% nas verbas para projetos embora tenha reduzido os valores de captação por projeto. E assim a arte e cultura na região Sul da Bahia, tende a seguir, com os artistas se reinventando, tendo como recursos as novas tecnologias da comunicação e informação para se projetarem, concorrendo a escassos editais da Secretaria de Cultura da Bahia-SECULT, que contempla um contingente irrisório de artistas, diante da diversidade cultural do Sul da Bahia.
A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.
O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os. Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.
Comissão Organizadora
Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra
Comissão Científica
Murilo César Ramos (UnB)
Rozinaldo Miani (UEL)
Jonas Valente (LaPCom/UnB)
Verlane Aragão Santos (PPGCOM-UFS)
Juliana Teixeira (UFPI)
César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)
Marco Schneider (PPGCI-IBICT/UFRJ e PPGMC-UFF)
Ivonete da Silva Lopes (UFV)