EFERVESCÊNCIA ARTÍSTICA E CULTURAL NA REGIÃO SUL DA BAHIA: Eixo Itabuna – Ilhéus nas décadas de 80 e 90

  • Autor
  • MARIA SELMA SANTANA AGUIAR SANTOS
  • Resumo
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    O presente trabalho apresenta a narrativa histórica, crítica, reflexiva e autobiográfica de experiências de artistas, que viveram e contribuíram para a efervescente cena artística e cultural da Região Sul da Bahia - eixo Itabuna e Ilhéus-décadas de 80/90. Por meio das narrativas das histórias de vida de atores, produtores, cantores, que participaram das produções culturais e artísticas nas décadas de 80/90, mas, sobretudo, lançando mão da história de vida da própria pesquisadora Selma Aguiar, mulher de tradição afrodescendente, cantora, compositora e intérprete que viveu aquela cena. Este trabalho vai sendo construído em uma abordagem filosófica, presente na formação da autora e embasada nas teorias da história cultural, da memória e da oralidade, em autores como:  Clandinin e Connelly (2015), Alberti (2004); Bragança (2011); Josso (2004); Ferraroti (2014); Delory-Momberger (2008); Portelli (2016); Calabre (2007), Rubim (2014), Aquino (1999); Xavier (2016); Oliveira (2010; 2014); Zumthor (2014), Botelho (2001);  Benjamin (1985); Hall (2015); Bachelard (1978); Edgar Morin (2003); Koselleck (2006) dentre outros. A análise realizada aponta as transformações tecnológicas decorrentes da indústria fonográfica e midiática e seus rebatimentos na produção cultural e artística da época; faz uma reflexão crítica, a partir dos depoimentos dos artistas que vivenciaram esse movimento de vanguarda no eixo Ilhéus e Itabuna; e, constrói um registro histórico, da participação dos artistas da década 80-90, com seus projetos culturais, que marcaram o movimento de vanguarda dessas décadas. Constato que a arte na região Sul da Bahia, acontecia como forma de resistência e luta em um contexto permeado por pouco incentivo de Políticas Públicas e ainda com tintas da ditadura e a pós-ditadura dos anos noventa, onde os artistas irmanados no desejo de levar alegria e entretenimento ao público tinham a união como maior aliado. Essa união contribuiu para a construção de grandes artistas, que no tempo presente, continuam fazendo arte. Alguns permanecem na região, outros migraram para grandes centros buscando sua projeção profissional, nacional e internacional, mas reconhecem a força e a importância da base construída na cena cultural de Ilhéus e Itabuna, nas décadas de 80/90. Na contemporaneidade em se tratando das políticas de incentivo à cultura, o artista local ainda sofre com a falta de incentivo, pois embora contem hoje com as Secretarias de cultura locais, poucos se projetam no cenário artístico cultural regional e nacional. No plano Nacional, o atual governo aponta novas perspectivas, mas ainda suscita dúvidas quanto a real repercussão dessas políticas para os artistas das cidades interioranas. A nova Lei Rouanet (agora, Lei de incentivo à cultura), vem beneficiar as regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, com descentralização de até 100% nas verbas para projetos embora tenha reduzido os valores de captação por projeto. E assim a arte e cultura na região Sul da Bahia, tende a seguir, com os artistas se reinventando, tendo como recursos as novas tecnologias da comunicação e informação para se projetarem, concorrendo a escassos editais da Secretaria de Cultura da Bahia-SECULT, que contempla um contingente irrisório de artistas, diante da diversidade cultural do Sul da Bahia.

     

  • Palavras-chave
  • Cena Artística Cultural, Região Sul da Bahia, Décadas de 80/90
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
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A Ulepicc-Brasil (capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) realiza seu oitavo encontro excepcionalmente na modalidade virtual de 12 a 23 de outubro. O evento prioriza as atividades dos Grupos Temáticos, cada qual com uma mesa e cujas atividades ocorrem em horários diferentes. Os debates são sobre as transformações no sistema capitalista e seus impactos nos campos da informação, da comunicação e das mídias, da cultura e da produção cultural.

O 8º Encontro da Ulepicc-Brasil tem o apoio da Universidade  Estadual de Santa Cruz (UESC) e os anais do evento aqui representados trazem os resumos expandidos aprovados para 8 Grupos Temáticos e para a Jornada de Graduandas/os.  Os Anais do 8º Encontro da Ulepicc-Brasil têm o ISBN 978-65-88480-02-1.

  • GT1 – Políticas de comunicação
  • GT2 – Comunicação popular, alternativa e comunitária
  • GT3 – Indústrias midiáticas
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
  • GT5 – Economia Política do Jornalismo
  • GT6 – Teoria e Epistemologia da Economia Política da Comunicação
  • GT7- Estudos Críticos em Ciência da Informação
  • GT8 – Estudos Críticos sobre identidade, gênero e raça
  • Jornada de Graduandos

Comissão Organizadora

Anderson Santos, Manoel Dourado Bastos, Fernando de Oliveira e Julliana Barra

Comissão Científica

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Rozinaldo Miani (UEL)

Jonas Valente (LaPCom/UnB)

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Juliana Teixeira (UFPI)

César Ricardo Siqueira Bolaño (UFS)

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