Visão Geral
A agricultura urbana se propõe a alterar o cenário da pobreza e da insegurança alimentar. Nela se assumem ideais agroecológicos no decorrer de avanços urbanos. Políticas de agricultura urbana e periurbana no Brasil vem sendo incorporadas nos dias de hoje por conta de atividades econômicas realizáveis que se destacam como uma alternativa para reativar o contato humano com a terra, tratando de uma fonte primária de alimentos, plantas medicinais e ornamentais, viáveis a meios disponíveis como parques municipais, praças, jardins, lotes, lajes, quintais, escolas, centros de saúde, canteiros centrais e onde mais a inovação e o proveito puderem conduzir.
A presente pesquisa busca entender o potencial de produção do biometano a partir de resíduos não cativados por hortas comunitárias. Sua integração no ecossistema urbano fundamentado pela relação econômica, social e ambiental, tem grande potencial de aplicabilidade da tecnologia conhecida como biodigestor que fornece suporte para a produção de biogás, diversificando e fortalecendo o acesso a alimentos e renda. A matéria orgânica restante deve ser utilizada em adubo nas próprias hortas, tratando-se de um ofício para proteção e regulação de nutrientes para as plantas.
Métodos
A partir de pesquisas descritivas aplicadas, artigos científicos, livros e documentos disponibilizados por órgãos públicos serão realizados estudos em hortas urbanas selecionadas na região de São Paulo com o intuito de relatar o propósito que determinada horta possui identificando quais os possíveis gastos energéticos dentre sua localidade específica para referenciar e avaliar as quantidades de resíduos produzidos. Serão aplicadas equações para identificar os possíveis rendimentos do biogás e apresentados índices de rentabilidade do investimento.
Resultados
Os resultados esperam um mapeamento dos rendimentos de biogás inclusos de custos de operação para que se estime o abastecimento do gás para sua aplicabilidade, entendendo o interesse de instalação de um biodigestor para as hortas urbanas. O estudo avança em propor conscientização acerca de ações sustentáveis em relação a resíduos não cativados por agricultores, apresentando oportunidades de produção, uso, armazenamento e distribuição de energia e de projetar como o gás potencialmente gerado pode ser utilizado pela população local, como por exemplo a repartição comunitária do gás de cozinha ou se a geração de biometano será suficiente para suprir as necessidades de consumo de gás ou energia elétrica de uma escola pública.
É necessário que se desenvolva novas pesquisas para expandir o conhecimento acerca da viabilidade de implementação de um biodigestor de resíduos urbanos em pequenos aglomerados de agricultura urbana. Sua produção contribui para a geração de renda, minimizando impactos na natureza envolvendo a reciclagem orgânica. Abrindo caminhos para aumentar o acesso aos benefícios do gás.
A maior implicação presente para as hortas urbanas, é produzir quantidades viáveis para a produção de biogás, mas que pode ser aumentada com o contato comunitário de possíveis geradores locais. Já a pesquisa trabalhada é limitada certas vezes por estimativas intuitivas da quantidade e tipo de resíduos, que reagem de maneira específica no processo de decomposição. Também é existente certa dificuldade na aquisição de dados adquiridos em pesquisa de campo.