O processo de precificação dos combustíveis no Brasil é sempre tema de grande debate público e privado, pois variações significativas de preços têm reflexos tanto no setor produtivo como para os consumidores finais. Além disso, o Brasil é um país de dimensões continentais, e pelo fato de ter essa característica, o transporte rodoviário é o sistema de transporte predominante para o deslocamento de pessoas e mercadorias, por isso, o repasse do preço do óleo diesel trona-se relevante, pois tal combustível é o principal insumo da atividade de transporte rodoviário. Ademais, a pandemia da covid-19 e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, trouxeram novos habitos e costumes para a sociedade, em particular, nas formas de se produzir e consumir energia. No momento em que o mundo estava dispendendo os seus melhores esforços para a transição energética e a descarbonização da economia. Outro ponto a ser estudado, é se na cadeia de comercialização do óleo diesel ocorre o padrão "foguete" e "pena". Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo investigar como ocorre no Brasil o repasse do preço do óleo diesel do atacado para o varejo, no período de 2010 até dezembro de 2023, usando dados semanais. Para isso, será utilizada a metodologia NARDL (Nonlinear Autorregressive Distributed Lag).