O AUMENTO DO ESPAÇO DE EXIBIÇÃO PARA AS CINEMATOGRAFIAS NACIONAIS EM VIRTUDE DO ADIAMENTO DE ESTREIAS DE BLOCKBUSTERS AMERICANOS DURANTE A PANDEMIA

  • Autor
  • Gabriela Andrietta
  • Resumo
  • O mercado de exibição de cinema mundial é marcado pelo predomínio de filmes norte-americanos e pelo oligopólio de empresas americanas. A hegemonia econômica e cultural dos Estados Unidos facilita a entrada de blockbusters no exterior e dificulta que filmes nacionais alcancem uma boa bilheteria e tenham um espaço de exibição competitivo. Durante a pandemia, houve o adiamento de estreias americanas e um maior espaço de exibição para os filmes locais.  Nesse cenário, a partir de dados do" Relatório Focus 2021'', realizado pelo Observatório Audiovisual Europeu sobre os dados do audiovisual, pretendo realizar uma análise de como o mercado se configurou nesse período e o desempenho da participação de filmes nacionais nesses mercados. 

     
  • Palavras-chave
  • Indústria cultural, políticas culturais, cinema
  • Área Temática
  • GT4 – Políticas culturais e economia política da cultura
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