O presente artigo propõe avaliar, através da Análise do Discurso, o fim das operações da FéTV em Angola e o conflito entre as partes na arena discursiva. De propriedade da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a FéTV foi ao ar em Angola através das operadoras de TV paga DSTV e TVCABO no dia 27/02/2018, dedicando 100% da programação a exibir os cultos e a programação da IURD em Angola 24 horas/dia.
Em 2021, o Estado angolano decidiu retirar o comando brasileiro da IURD e repassa-lo a pastores angolanos. Neste processo, a Record África foi tirada do ar no país, porém, a direção brasileira da Igreja manteve o controle da FéTV e a geração de sinais do canal para os assinantes DSTV e TVCABO. Entretanto, em 2022, com o avanço dos processos contra a antiga direção brasileira da IURD, os líderes angolanos que passaram a controlar legalmente a Igreja em Angola solicitaram ao Ministério das Comunicações angolano (MINTTICS) a suspensão das operações do canal, alegando que ele não pertence à IURD, de acordo com Karapeto (2022) Em ato contínuo, no dia 10 de junho o Ministério determinou que DSTV e TV Cabo suspendessem a transmissão do canal em Angola. Com a suspensão, a FéTV em Angola passou a ser transmitida totalmente via internet e, durante as transmissões, exibia uma nota da direção brasileira da IURD, conforme pontua Rios (2022).
Para entender a visão dos atores envolvidos, o trabalho analisa os discursos emitidos pela direção brasileira da IURD, do MINTTICS e dos pastores angolanos reconhecidos pelo Estado como dirigentes da IURD em Angola através da Análise Crítica do Discurso (ACD) e do Diagrama Tridimensional de Fairclough. Uma das formas de análise do discurso, segundo Bentes e Mussalim (2001), é a AD-2, que considera a possibilidade de influência externa na produção dos discursos, que seriam mais conflitantes e menos estáveis. Um dos teóricos da AD-2, Norman Fairclough (2001) coloca que a ACD fundamenta-se no acesso desigual aos recursos linguísticos e sociais, recursos que são controlados pelas instituições. Uma maneira de analisar isso é por meio do Diagrama Tridimensional. Nele, o Texto para Fairclough (2001) é o produto discursivo bruto, ou seja, é no quadro “Texto” que será inserido aquilo que será analisado discursivamente. Pode ser um fato, um discurso textual, uma imagem, um acontecimento ou qualquer outra coisa que possa ser analisada dentro do viés discursivo. A Prática Discursiva é o local onde são analisadas a produção (quem produziu e emitiu o discurso), distribuição (como esse texto foi distribuído e em quais modais) e o consumo textual (quem consumiu). Já a Prática Social analisa o local de distribuição do Texto.
A análise mostra que os textos emitidos pela IURD brasileira, pelo Estado angolano (por meio do MINTTICS) e pelos dirigentes da IURD em Angola focam não só em atingir o público angolano e os fiéis da Igreja Universal em Angola, mas também no conflito por meio da arena discursiva entre as partes autoras dos textos.
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