Dentre as múltiplas experiências comunicativas no campo da Comunicação Popular e Comunitária enfatizamos os sites noticiosos que, enquanto mídia popular e alternativa, buscam diversificar a utilização de gêneros jornalísticos no cumprimento de sua tarefa de formar e informar seus públicos leitores para uma melhor atuação nos processos de disputa de hegemonias. Nesse contexto, destacamos a utilização da charge editorial como estratégia comunicativa. Diante disso, apresentamos como objetivo para este artigo analisar a presença da charge editorial em sites noticiosos do campo da mídia popular e alternativa.
Por charge editorial entendemos se tratar daquelas charges “que aparecem ocupando espaços autônomos, sem relação imediata com textos verbais.” (MIANI, 2014, p.140). De natureza dissertativa, humorística (MIANI, 2005) e intertextual (ROMUALDO, 2000), a charge oferece elementos fundamentais para compreender aspectos específicos de uma determinada conjuntura sociopolítica.
No contexto da mídia popular e alternativa, a emergência de sites noticiosos durante as primeiras décadas do século XXI conformaram uma nova arena na disputa pela opinião pública, dentre os quais destacamos os portais Brasil de Fato, Opera Mundi, Sul 21 e Brasil 247.
Sob o slogan “Uma visão popular do Brasil e do mundo”, o Brasil de Fato se constitui como uma das experiências mais plurais de atuação com comunicação no campo popular. Criado em janeiro de 2003 durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS, o jornal Brasil de Fato começou como jornal impresso com circulação nacional; ao longo do tempo foi se diversificando e se tornou um site de notícias e uma radioagência, além de substituir a versão nacional do jornal Brasil de Fato por jornais impressos regionais, com circulação em vários estados brasileiros.
Em 2008, surge o portal de notícias Opera Mundi. Trata-se de um portal de notícias caracterizado como “progressista” e “independente” e que se especializou na cobertura de temas da conjuntura internacional com foco em economia, política e cultura.
Também fundado na cidade de Porto Alegre/RS, o portal Sul 21 se constitui como outra experiência de site noticioso no campo da mídia popular e alternativa. Lançado em novembro de 2010, se define como “Um jornal independente comprometido com a defesa da diversidade, dos direitos, do meio ambiente e da democracia” e assume como objetivo “produzir reportagens aprofundadas sobre temas relevantes e que nem sempre recebem espaço na mídia hegemônica” (SUL 21, 2022).
Por fim, também selecionamos o portal Brasil 247, fundado em março de 2011 e que se identifica como “Seu portal progressista e democrático de notícias”, oferecendo ao leitor análises políticas com linha editorial identificada com o campo político da esquerda.
De comum entre essas experiências, destacamos a utilização da charge editorial como uma estratégia comunicativa voltada para oferecer uma análise crítica da conjuntura sociopolítica nacional e/ou internacional, demarcada como expressão de opinião política permeada pelo ludicidade e pelo humor. As análises a serem desenvolvidas pretendem apresentar as principais características e as principais contribuições que as charges editoriais oferecem no contexto do projeto político-editorial de sites noticiosos do campo da mídia popular e alternativa.
Comissão Organizadora
Ulepicc-Brasil
Comissão Científica