Introdução: Na perspectiva das instituições de ensino, as atividades de extensão são espaços importantes na construção de novos conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e do desenvolvimento de habilidades. No tocante as extensões universitárias, demonstram seu valor através do vínculo estabelecido entre instituições e sociedade, além de contribuir com a formação do profissional e cidadã dos alunos através do diálogo entre saberes científicos e do cotidiano (FARIA, 2020). A odontologia desenvolve suas ações no atendimento e conscientização da importância da higiene bucal, palestras sobre cuidados orais e educação em saúde no âmbito geral e especifico.
Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de Odontologia em uma ação de educação em saúde realizada em uma escola pública na cidade de Manaus/AM.
Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, categorizado em relato de experiência, tratando de discorrer sobre uma ação realizada em uma escola pública da região metropolitana de Manaus/AM por acadêmicos de odontologia sobre a importância de uma boa higienização bucal. Foram realizadas dinâmicas em grupos, utilização de material reciclado para encenação e palestra para discussão da temática. Os relatos de experiências trazem considerações acerca do que foi realizado na prática, trazendo contribuições para posteriores ações com o mesmo caráter. Resultados e Discussões: A Educação em Saúde é entendida como o processo de transformação que desenvolve uma consciência crítica do indivíduo a respeito de sua condição e problemas de saúde e estimula a busca de soluções para transformar essas condições. É possível observar que as atividades educativas com crianças e adolescentes sobre utilização de fio dental e boa higienização é um grande tabu nos dias de hoje, neste contexto é importante o investimento em ações educativas no que diz respeito a explicação da higiene e saúde bucal para desconstruir o mau habito de não escovar os dentes e passar o fio dental com a frequência adequada. Costume que algumas comunidades podem acabar adquirindo por conta da cultura local onde a saúde bucal e vista como inferior à corporal e que pode causar riscos para a comunidade, como as principais doenças bucais (Periodontite, Caries, Aftas e Herpes Labial). Além disso, ressalta-se as orientações sobre à escovação correta, a influência de tais doenças na estética do rosto e o acesso ao serviço público de odontologia. Conclusão: É na graduação que o desenvolvimento de habilidades como a prática docente, a comunicação e expressão são aprimoradas, as ações de extensão no geral mostram como é a realidade de certas comunidades e nessas realidades e possível observar o quão importante e levado ou não a higiene bucal e o conhecimento sobre ela. No que tange essa atividade foi possível observar que as crianças/adolescentes nutriam de grade interesse pelo autocuidado e tinham uma certa informação sobre o cuidado bucal. Ao utilizar abordagens simples e dinâmicas ou até mesmo com material reciclado, as ações educativas ganham um novo aspecto, perpassam realidades e demonstram como a construção do pensamento crítico e reflexivo sobre o autocuidado na saúde é fundamental.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
Whatsapp Editora Lion Publication
(92) 991615710
Instagram Editora Lion Publication
@editora_lion