Introdução: A Universidade é um espaço de suma importância para o desenvolvimento da vida, tendo em vista que promove a ampliação de habilidades e competências profissionais e pessoais dos universitários, além de contribuir para o funcionamento cognitivo de seus alunos. Todavia, nesse período também ocorrem muitas mudanças na vida do indivíduo, haja vista que os alunos estão em um momento de adaptação com essa nova realidade, e muitas vezes, essas mudanças impactam diretamente na saúde dos alunos. Objetivos: Analisar, por meio da revisão de literatura, a saúde mental dos universitários no ensino superior. Métodos: O presente trabalho refere-se a uma revisão narrativa de literatura realizada em junho de 2023, na base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical literature Analysisand Retrieval Sistem (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A busca ocorreu por meio dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): ‘’Saúde mental’’, ‘’Graduandos na Universidade’’ e ‘’Ensino superior’’, foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos completos no idioma português e espanhol publicados na íntegra nos últimos 8 anos e que abordasse a temática. E como critérios de exclusão: teses, dissertações, monografias e trabalho de conclusão de curso que não tratava do tema proposto. Dessa forma, após aplicar esses critérios, foram encontrados 50 artigos dos quais 5 foram selecionados para compor a revisão. Resultados: Mediante os estudos analisados, evidenciou-se que a universidade é um ambiente que traz muitos pontos positivos para a vida do estudante. Entretanto, esse local muitas vezes é visto como um desafio, tendo em vista que a saúde mental dos universitários é uma questão de grande importância e preocupação, dado que muitos estudantes estão sujeitos a terem problemas emocionais e psicológicos durante sua jornada acadêmica. Vale mencionar que a vida universitária pode ser emocionalmente exigente, pois os estudantes diariamente passam por uma série de transformações na sua vida, como alterações de pensamento, emoções, comportamentos, estresse e ansiedade. Ademais, é relevante ressaltar que o aluno que não recebe suporte adequado enfrentará muitos desafios ao longo da sua graduação e, consequentemente, terá problemas para concluir sua formação acadêmica. Conclusão: Dessa forma, para promover a qualidade da saúde mental dos discentes, faz-se necessário que as instituições de ensino superior estejam cientes dessas questões e forneçam assistência adequada aos estudantes. Assim sendo, com o intuito de promover o bem-estar dos alunos, é fundamental que a universidade inclua não apenas os serviços de aconselhamento e suporte psicológico acessíveis, mas também apoio psicopedagógicos, além de criar atividades que contribuam para a interação social, para que assim, os alunos possam ter uma saúde mental de qualidade, além de um ensino-aprendizagem mais efetivo.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
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