Introdução: Nos serviços de saúde, o ambiente de trabalho é um espaço que oferece inúmeros riscos, principalmente para profissionais que atuam em âmbito hospitalar onde são expostos constantemente a situações que comprometem à própria saúde e bem-estar, seja por riscos químicos em decorrência da manipulação de fármacos ou pelos riscos ergonômicos no desempenho de atividades que demandam a contribuição de esforço físico, e principalmente pela exposição a riscos biológicos provenientes de microrganismos patogênicos capazes de transmitir doenças infecciosas que podem ser desencadeados tanto pela permanência no ambiente de trabalho sem os devidos equipamentos de proteção, quanto devido a acidentes com materiais perfurocortantes contaminados. Além disso, acrescenta-se a essa realidade os riscos de violência física e verbal a qual esses profissionais são expostos no desempenho de suas atividades. Nessa perspectiva, é de suma importância a implementação de ações de educação continuada visando a qualificação dos profissionais tendo em vista a exposição ocupacional e segurança técnica do local. Objetivo: Identificar mediante análise da literatura a eficácia da educação continuada sobre acidentes de trabalho de profissionais no contexto dos serviços de saúde. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura no qual teve sua busca por referências realizada durante o mês de junho de 2023 por meio do Portal de Periódicos CAPES/MEC e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Educação Continuada, Riscos Ocupacionais e Profissionais da Saúde. Utilizou-se os filtros: artigos na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol e, publicados nos últimos cinco anos, enquanto os de exclusão considerou-se trabalhos duplicados, incompletos e fora do recorte temporal, resultando em um total de nove artigos explorados para compor a amostra final deste estudo. Resultados e discussão: Os estudos analisados mostraram que a educação continuada é uma estratégia primordial para recomendar medidas preventivas, coordenar e treinar equipes, com a finalidade de manter a integridade física e a saúde dos trabalhadores, sendo descrita como um método de aprendizagem mútua e eficaz entre as equipes de saúde que incorpora métodos de práticas seguras no ambiente de trabalho. Dessa forma, é notório que esta prática corrobora no incentivo ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), capacitando-os para seu uso adequado como forma de prevenção de acidentes de trabalho. Quanto aos riscos com materiais biológicos, observou-se que haviam maiores riscos de incidentes, mas que o programa de educação continuada ofertava conhecimento para que se atingissem metas de biossegurança. Em contrapartida, apesar de ser algo necessário e que tem se mostrado efetivo para minimizar os riscos ocupacionais, o processo de educação continuada implementado nas instituições de saúde ainda se mostrou escasso e insuficiente, necessitando de modificações, uma vez não são todos os profissionais que têm acesso às informações a respeito dos riscos ocupacionais que está exposto no setor no qual atua e não recebem capacitação e materiais adequados para adotar medidas que atenuem esses riscos, evidenciando dessa forma, que devem ser incentivadas além da cultura de promoção de saúde, a disponibilidade de equipamentos e insumos que possibilitem uma atuação segura, ao invés de realizar apenas uma superficial análise de riscos ocupacionais e estabelecimento de medidas de prevenção. Além disso, é indispensável que tais incentivos não se restrinjam apenas aos setores hospitalares onde o risco ocupacional é elevado, mas se efetivem em todo o âmbito da gestão dos serviços de saúde. Considerações finais: Em síntese, a educação continuada é uma ferramenta importante para a capacitação e qualificação profissional ao proporcionar a realização de práticas seguras. Entretanto, observa-se que ainda há fragilidades, necessitando assim, que haja uma maior qualidade nesse processo para que possa haver a realização de práticas seguras.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
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