A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES RELACIONADOS AO TRABALHO NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

  • Autor
  • Neuma Cunha Medeiros
  • Co-autores
  • Rafael Pereira dos Santos , Anna Karolina Gomes de Souza , Carina Luzyan Nascimento Faturi , Adriana Siqueira de Sa , Xênia Maria Fideles Leite de Oliveira , Leisiane Viana Moia , Wesley Romário Dias Martins
  • Resumo

  • Introdução: Nos serviços de saúde, o ambiente de trabalho é um espaço que oferece inúmeros riscos, principalmente para profissionais que atuam em âmbito hospitalar onde são expostos constantemente a situações que comprometem à própria saúde e bem-estar, seja por riscos químicos em decorrência da manipulação de fármacos ou pelos riscos ergonômicos no desempenho de atividades que demandam a contribuição de esforço físico, e principalmente pela exposição a riscos biológicos provenientes de microrganismos patogênicos capazes de transmitir doenças infecciosas que podem ser desencadeados tanto pela permanência no ambiente de trabalho sem os devidos equipamentos de proteção, quanto devido a acidentes com materiais perfurocortantes contaminados. Além disso, acrescenta-se a essa realidade os riscos de violência física e verbal a qual esses profissionais são expostos no desempenho de suas atividades. Nessa perspectiva, é de suma importância a implementação de ações de educação continuada visando a qualificação dos profissionais tendo em vista a exposição ocupacional e segurança técnica do local. Objetivo: Identificar mediante análise da literatura a eficácia da educação continuada sobre acidentes de trabalho de profissionais no contexto dos serviços de saúde. Metodologia: Estudo de revisão integrativa da literatura no qual teve sua  busca por referências realizada durante o mês de junho de 2023 por meio do Portal de Periódicos CAPES/MEC e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Educação Continuada, Riscos Ocupacionais e Profissionais da Saúde. Utilizou-se os filtros: artigos na íntegra, nos idiomas português, inglês e espanhol e, publicados nos últimos cinco anos, enquanto os de exclusão considerou-se trabalhos duplicados, incompletos e fora do recorte temporal, resultando em um total de nove artigos explorados para compor a amostra final deste estudo. Resultados e discussão: Os estudos analisados mostraram que a educação continuada é uma estratégia primordial para recomendar medidas preventivas, coordenar e treinar equipes, com a finalidade de manter a integridade física e a saúde dos trabalhadores, sendo descrita como um método de aprendizagem mútua e eficaz entre as equipes de saúde que incorpora métodos de práticas seguras no ambiente de trabalho. Dessa forma, é notório que esta prática corrobora no incentivo ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), capacitando-os para seu uso adequado como forma de prevenção de acidentes de trabalho. Quanto aos riscos com materiais biológicos, observou-se que haviam maiores riscos de incidentes, mas que o programa de educação continuada ofertava conhecimento para que se atingissem metas de biossegurança. Em contrapartida, apesar de ser algo necessário e que tem se mostrado efetivo para minimizar os riscos ocupacionais, o processo de educação continuada implementado nas instituições de saúde ainda se mostrou escasso e insuficiente, necessitando de modificações, uma vez não são todos os profissionais que têm acesso às informações a respeito dos riscos ocupacionais que está exposto no setor no qual atua e não recebem capacitação e materiais adequados para adotar medidas que atenuem esses riscos, evidenciando dessa forma, que devem ser incentivadas além da cultura de promoção de saúde, a disponibilidade de equipamentos e insumos que possibilitem uma atuação segura, ao invés de  realizar apenas uma superficial análise de riscos ocupacionais e estabelecimento de medidas de prevenção. Além disso, é indispensável que tais incentivos não se restrinjam apenas aos setores hospitalares onde o risco ocupacional é elevado, mas se efetivem em todo o âmbito da gestão dos serviços de saúde. Considerações finais: Em síntese, a educação continuada é uma ferramenta importante para a capacitação e qualificação profissional ao proporcionar a realização de práticas seguras. Entretanto, observa-se que ainda há fragilidades, necessitando assim, que haja uma maior qualidade nesse processo para que possa haver a realização de práticas seguras.

  • Palavras-chave
  • Educação Continuada; Riscos Ocupacionais; Profissionais da Saúde.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde: Atenção Primária
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ISBN registrado: 978-65-981095-3-0 

DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023

Título:  SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS 

Subtítulo: II COMCIÊNCIAS 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital 

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