INTRODUÇÃO: A relação comportamental entre o paciente infantil e a odontopediatria pode
intervir de forma positiva ou negativa na condução do atendimento clínico. Vários estudos
relatam que a prevalência de medo e ansiedade odontológica em crianças chega a 30% a 40%.
O conhecimento e a prática referente às técnicas de manejo são de suma importância para que
o profissional desenvolva o tratamento de forma adequada, com caráter preventivo e na qual o
paciente se sinta seguro e sobre controle. OBJETIVO: O presente estudo possui como objetivo
compreender e analisar as técnicas de manejo odontopediátrico buscando correlacionar as
diferentes necessidades clínicas dos pacientes. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão
de literatura, nas bases de dados: Pubmed, Scielo e Lilacs. No período de 2019 a 2023.
Publicados em português, inglês e espanhol, utilizando os descritores “pediatric dentistry” AND
“Pediatric Dentistry Techniques” AND “Pediatric Dental Management”. Foram inclusos artigos
disponíveis na íntegra gratuitamente. Constituíram critério de exclusão publicações repetidas,
resumos de congresso, além de estudos que não respondessem ao objetivo da pesquisa. Sendo
assim, após feito os critérios de inclusão e exclusão, 04 artigos foram selecionados para compor
a análise interpretativa. RESULTADOS: O comportamento não cooperativo da criança pode
impedir a prestação eficiente de atendimento odontológico. Portanto, apesar da disponibilidade
excessiva de técnicas de manejo de comportamento infantil, há a necessidade de buscar uma
técnica de gerenciamento de comportamento psicológico que efetivamente reduza o medo e a
ansiedade durante o tratamento odontológico e induza uma mudança de atitude da criança em
relação ao tratamento e também seja aceitável pelos pais. Entre as técnicas de manejo
comportamental usadas em odontopediatria, a mais aceita pelos profissionais e pelos
responsáveis foi a técnica dizer-mostrar-fazer, enquanto outras técnicas como distração,
modelagem, controle de voz e reforço positivo são citadas como coadjuvantes no tratamento do
paciente infantil. Dessa forma, para estabelecer tratamentos odontológicos bem-sucedidos, a
atitude do dentista em relação ao paciente infantil e o uso de habilidades adequadas de
gerenciamento de comportamento são de vital importância.CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS: Destarte, é de suma relevância que o odontopediatria possua domínio sobre os aspectos psicológicos do paciente infantil e buscando a escolha da técnica de manejo mais apropriada para cada paciente de forma individual e que colabore para um melhor comportamento do paciente.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
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