Introdução: As instituições de ensino têm repensado as práticas educativas e empregado metodologias de aprendizagem inovadoras, a fim de estimular profissionais capacitados, o que tem ressaltado o uso da simulação clínica como ferramenta necessária e valorizada no processo de ensino-aprendizagem, visto que esta permite aos educandos experimentarem uma representação de um acontecimento real, com o propósito de praticar, aprender, avaliar ou entender sistemas ou ações humanas. Objetivo: Descrever a importância da realização da simulação clínica para o processo de aprendizagem de discentes da área da saúde. Metodologia: Revisão integrativa realizada em julho de 2023 através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e das bases de dados SciELO e LILACS, mediante a questão norteadora: Qual a importância da simulação clínica no processo de aprendizagem de estudantes da área da saúde? Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde" (DECS): “Treinamento por Simulação”, “Aprendizagem”, “Estudante” e “Pessoal da Saúde” associados ao operador booleano AND. Foram incluídos artigos completos, publicados nos idiomas inglês e português, no período compreendido entre os anos de 2018 a 2023, cujo eixo temático tivesse importância para o assunto abordado e respondesse a questão de pesquisa dessa revisão. Resultados e discussão: Conforme analisado, a simulação clínica fornece um cenário controlado de experiência prática para o processo de aprendizagem, baseado no pensamento crítico e reflexivo individual e/ou coletivo. Logo, esta metodologia promove de maneira significativa o aprimoramento de conhecimentos e habilidades dos estudantes, que por meio da simulação é possível dispor ao graduando a oportunidade de desenvolver segurança suficiente para realizar o manejo adequado do paciente no decorrer da assistência, contemplando a lacuna entre o conhecimento teórico e as habilidades práticas precisas para trabalhar em situações clínicas de alta complexibilidade, possibilitando dessa forma, o estabelecimento de potencialidades que ainda precisam ser aprimoradas. Considerações finais: Em suma, este estudo ressaltou de maneira inequívoca os inúmeros benefícios proporcionados pela simulação clínica realista no campo do processo formativo dos profissionais da saúde. A análise meticulosa dos resultados demonstrou claramente que essa metodologia inovadora não apenas aumenta a confiança dos aprendizes, mas também aprimora suas habilidades teóricas e práticas de maneira abrangente.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
Whatsapp Editora Lion Publication
(92) 991615710
Instagram Editora Lion Publication
@editora_lion