RELEVÂNCIA DAS CAMPANHAS DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL

  • Autor
  • AYARA ALMEIDA SOUZA CABRAL
  • Co-autores
  • Lilian Duarte Granado Ferreira Marino , Felipe Augusto Fernandes Duarte , Larissa Palason , Yasmin Tavares Fernandes , Ana Paula Rubino , Ana Clara Assis Alves Emerick , Giovanna Vasconcellos Câmara , Enrico Vieira de Medeiros e Figueira , João Vitor Valle , Mariana Kroneis Ribeiro , Luiza Reis de Souza , Isadora Pasquarelli Staut , Cleia Santiago Canuto , Cínthia Pereira Jacomini
  • Resumo
  • Introdução: A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, ou seja, esse número representa que, apenas 14 pessoas a cada mil habitantes de um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), dados de 2022. Há inquestionável importância do estabelecimento de um sistema nacional de sangue, que organize serviços. Diante disso, as campanhas de incentivo à doação de sangue no Brasil urgem como estratégias para captação de pessoas e fidelização, evidenciando sua grande relevância para a saúde brasileira. Objetivos: Analisar e evidenciar a relevância das campanhas de incentivo à doação de sangue no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. As buscas ocorreram por meio das bases de dados, Scielo, BVS, Lilacs e Pubmed, utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos em português, disponíveis na íntegra, gratuitos e cuja temática tivesse relação direta com a pesquisa. Já como critérios de exclusão: teses, dissertações, duplicados, pagos e artigos que não abordavam o objetivo estabelecido. Resultados e Discussões: Foram obtidos 140 artigos, seguindo os critérios de pesquisa, de inclusão e exclusão, foram descartados 95, houve a leitura detalhada e crítica dos objetivos e resultados resultando na exclusão de 37, foram selecionados, por fim, 8 artigos. A falta de conhecimento, orientação sobre a importância à doação de sangue, reflete diretamente no interesse e conscientização da população para doar. A análise evidenciou o crescimento e importância das campanhas de incentivo a doação de sangue no Brasil, com destaque a várias estratégias que corroboraram com o sucesso para a saúde em que as campanhas foram inseridas. As campanhas e divulgações, desempenharam papel crucial para o crescimento de doadores de sangue, a necessidade de novas estratégias de captação de pessoas possibilitou com que as atitudes de incentivo e conscientização funcionassem como papel chave para o abastecimento de hemocentros de todo o Brasil. Conclusão: Os resultados deste estudo ressaltam, como proposto inicialmente, a relevância das campanhas de doação de sangue no Brasil e o quanto o impacto de ações mudam o comportamento da sociedade em se fidelizar e bem como a disposição de ter a primeira experiência de ser um doador de sangue. Ficou notório, também que, a manutenção da doação de sangue no Brasil é uma necessidade constante.

  • Palavras-chave
  • Campanhas de Incentivo, Doação de Sangue, Hemocentros.
  • Área Temática
  • Capítulo de Livro: Área Multidisciplinar Livre Para Todas as Áreas
Voltar Download

ISBN registrado: 978-65-981095-3-0 

DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023

Título:  SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS 

Subtítulo: II COMCIÊNCIAS 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital 

  • Resumo Simples: Ciências da Saúde: Atenção Primária
  • Resumo Simples: Ciências Humanas Aplicadas
  • Resumo Simples: Metodologias Científicas, de Pesquisa e Projetos
  • Resumo Simples: Temática Livre Para Todas as Áreas
  • Resumo Simples: Ciências Sociais
  • Resumo Simples: Ciências Biológicas: Área Geral
  • Resumo Simples: Ciências Biomédicas
  • Resumo Simples: Ciências da Religião, Mitologia, História e áreas afins
  • Resumo Simples: Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde: Atenção Secundária ou Terciária
  • Resumo Simples: Saúde Mental: Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise e áreas afins
  • Resumo Expandido: Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde: Atenção Primária
  • Resumo Expandido: Ciências Biológicas: Área Geral
  • Resumo Expandido: Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Resumo Expandido: Ciências Biomédicas
  • Resumo Expandido: Ciências Humanas e Sociais; Filosofia, Sociologia, Geografia, Antropologia e áreas afins
  • Resumo Expandido: Saúde Mental: Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise e áreas afins
  • Resumo Expandido: Ciências da Religião, Mitologia, História e áreas afins
  • Resumo Expandido : Área Multidisciplinar e livre para todas às áreas
  • Capítulo de Livro: Ciências da Saúde: Atenção Primária
  • Capítulo de Livro: Ciências da Saúde: Atenção Secundária ou Terciária
  • Capítulo de Livro: Ciências Biológicas: Área Geral
  • Capítulo de Livro: Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Geografia, Antropologia e áreas afins
  • Capítulo de Livro: Ciências Biomédicas
  • Capítulo de Livro: Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Capítulo de Livro: Saúde Mental: Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise e áreas afins
  • Capítulo de Livro: Ciências da Religião, Mitologia, História e áreas afins
  • Capítulo de Livro: Área Multidisciplinar Livre Para Todas as Áreas
  • Livro Digital Publicado em Congresso Internacional, de Temática Livre e Multiprofissional

Instituição organizadora 

Editora Lion Publication e Consultorias 

Comissão Científica

Cistiano Pereira Sena

Eduarda Albuquerque vilar

Patrick Gouvêa Gomes 

Ana Cláudia Rodrigues Silva 

Ana Caroline Belfort Dominice Braga 

Ana Karoline Alves da Silva

Cleiciane Remigio Nunes

Cristiane Santos Santana 

Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário

Lucas Silva Peixoto 

Luys Antônio Vasconcelos Caetano

Priscila Ramos Figueiredo Cunha

Rayssa da Silva Sousa

Roberto Pereira Santos

Simony de Freitas Lavor 

 

 

Whatsapp Editora Lion Publication

(92) 991615710

Instagram Editora Lion Publication

@editora_lion