Introdução: A nível nacional, aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, ou seja, esse número representa que, apenas 14 pessoas a cada mil habitantes de um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), dados de 2022. Há inquestionável importância do estabelecimento de um sistema nacional de sangue, que organize serviços. Diante disso, as campanhas de incentivo à doação de sangue no Brasil urgem como estratégias para captação de pessoas e fidelização, evidenciando sua grande relevância para a saúde brasileira. Objetivos: Analisar e evidenciar a relevância das campanhas de incentivo à doação de sangue no Brasil. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa e descritiva. As buscas ocorreram por meio das bases de dados, Scielo, BVS, Lilacs e Pubmed, utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos em português, disponíveis na íntegra, gratuitos e cuja temática tivesse relação direta com a pesquisa. Já como critérios de exclusão: teses, dissertações, duplicados, pagos e artigos que não abordavam o objetivo estabelecido. Resultados e Discussões: Foram obtidos 140 artigos, seguindo os critérios de pesquisa, de inclusão e exclusão, foram descartados 95, houve a leitura detalhada e crítica dos objetivos e resultados resultando na exclusão de 37, foram selecionados, por fim, 8 artigos. A falta de conhecimento, orientação sobre a importância à doação de sangue, reflete diretamente no interesse e conscientização da população para doar. A análise evidenciou o crescimento e importância das campanhas de incentivo a doação de sangue no Brasil, com destaque a várias estratégias que corroboraram com o sucesso para a saúde em que as campanhas foram inseridas. As campanhas e divulgações, desempenharam papel crucial para o crescimento de doadores de sangue, a necessidade de novas estratégias de captação de pessoas possibilitou com que as atitudes de incentivo e conscientização funcionassem como papel chave para o abastecimento de hemocentros de todo o Brasil. Conclusão: Os resultados deste estudo ressaltam, como proposto inicialmente, a relevância das campanhas de doação de sangue no Brasil e o quanto o impacto de ações mudam o comportamento da sociedade em se fidelizar e bem como a disposição de ter a primeira experiência de ser um doador de sangue. Ficou notório, também que, a manutenção da doação de sangue no Brasil é uma necessidade constante.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
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