Introdução: Transtorno do Espectro Autista representa uma complexa condição que afeta o neurodesenvolvimento, influenciando a maneira pela qual um indivíduo interage com seu ambiente e compreende o mundo ao seu redor. A interação social de crianças com TEA ainda representa um desafio no cenário educacional, e a colaboração da equipe multiprofissional de saúde e educação emerge como uma ferramenta promissora para fomentar a interação e o desenvolvimento social delas. Objetivos: A presente pesquisa objetiva analisar as evidências bibliográficas sobre qual é a importância da colaboração de profissionais da saúde e da educação para a promoção da interação social em crianças com TEA na Educação Infantil. Metodologia: Foi empregada uma abordagem narrativa qualitativa sobre a importância da colaboração desses profissionais na interação de crianças com TEA. Foram selecionados artigos em língua portuguesa publicados nos últimos cinco anos , entre 2019 a 2023, em bases de pesquisa como Google Scholar, PubMed e SciELO, com o intuito de garantir a atualidade das informações. Os critérios de exclusão foram aplicados, a fim de descartar estudos que não abordassem diretamente a temática do presente estudo. Resultados e Discursões : A revisão bibliográfica apontou que a equipe multiprofissional representa uma abordagem valiosa para promover a interação social em crianças com TEA na Educação Infantil. Professores desempenham um papel fundamental na adaptação do ambiente e na criação de atividades que incentivem a interação social. Ademais, fisioterapeutas trabalham na melhoria das habilidades motoras das crianças, enquanto médicos e enfermeiros auxiliam no diagnóstico precoce e tratam comorbidades médicas. Psicólogos atuam no entendimento do comportamento e necessidades emocionais, enquanto nutricionistas garantem uma dieta adequada. Conclusão: A colaboração entre esses profissionais é essencial para oferecer uma abordagem abrangente e eficaz para atender às necessidades individuais das crianças com TEA. A promoção da interação social não só melhora a qualidade de vida dessas crianças, mas também contribui para uma sociedade mais inclusiva e compassiva, tornando este um desafio crucial e complexo.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
Whatsapp Editora Lion Publication
(92) 991615710
Instagram Editora Lion Publication
@editora_lion