Introdução: Sabe-se que a saúde dos acadêmicos de medicina, direciona a intensidade para suceder as imposições colocadas por meio desse curso, devido ao excesso de energia e alta carga horária. Desse modo, ocasiona mudanças habituais, no qual pode demonstrar sentimento de fracasso aos estudos, afastamento social ou até em episódios mais críticos, como Síndrome de Burnout (SB). Em que é conceituado um estado de estresse crônico, comportamento de irritabilidade. A partir disso, é cabível afirmar que esse artigo tem como foco interpelar fatores motivacionais e suas consequências no raciocínio da SB para os estudantes de saúde. Objetivos: Abordar a Síndrome de Burnout no âmbito estudantil de medicina e seus impactos. Métodos ou metodologia: A pesquisa científica foi produzida com base em dados nas plataformas PUBMED e SciELO. Utilizando o descritor “Síndrome de Burnout”e “Estudantes de Medicina”. Houve restrição temporal de 2019 a 2023. Foram encontrados 26 artigos e para seleção, existiu critério de inclusão artigos em português e inglês e de exclusão os artigos que não abordaram a temática com um total de 19 foram apurados após análise. Resultados: No contexto dos fatores motivacionais para surgimento da SB na graduação de medicina, são a alta responsabilidade, dado que é um cargo que deve afrontar a morte do seu paciente, desse modo é necessário não apresentar erros. Ademais, outras causas geradas pela problematização são carência no descanso, e a instituição acadêmica por cobrarem muito a performance dos estudantes em seus deveres. Logo, alunos terão problemas em adaptação durante o curso, na qual usualmente prejudica no ciclo sono vigília, resultando na maleficia na qualidade de estudos e fadiga. Aliás, pode-se adicionar que as próximas aplicações da SB nos discentes são a baixa autoestima, mudança de personalidade, sensações de incompetência e desvio de motivação. Considerações Finais: Portanto, é fundamental atos na esfera da saúde pública que intencionam a reformulação do Currículo vitae de medicina, por meio de incentivo nos alunos a sociabilização, com objetivo de reconhecer antecipadamente os principais indícios da Síndrome de Burnout.
ISBN registrado: 978-65-981095-3-0
DOI GERAL DO EVENTO: https://doi.org/10.55664/2comciencias2023
Título: SEGUNDO CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, BIOLÓGICAS, SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Subtítulo: II COMCIÊNCIAS
Formato: Livro Digital
Veiculação: Digital
Instituição organizadora
Editora Lion Publication e Consultorias
Comissão Científica
Cistiano Pereira Sena
Eduarda Albuquerque vilar
Patrick Gouvêa Gomes
Ana Cláudia Rodrigues Silva
Ana Caroline Belfort Dominice Braga
Ana Karoline Alves da Silva
Cleiciane Remigio Nunes
Cristiane Santos Santana
Joelma Maria dos Santos da Silva Apolinário
Lucas Silva Peixoto
Luys Antônio Vasconcelos Caetano
Priscila Ramos Figueiredo Cunha
Rayssa da Silva Sousa
Roberto Pereira Santos
Simony de Freitas Lavor
Whatsapp Editora Lion Publication
(92) 991615710
Instagram Editora Lion Publication
@editora_lion