A OFERTA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES PARADOXALMENTE SINGULARES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORMOSA/GO

  • Autor
  • RAIMUNDA LEILA JOSÉ DA SILVA
  • Resumo
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    Esta pesquisa teve como objetivo investigar o Atendimento Educacional Especializado para Estudantes autistas e com altas habilidades/superdotação de forma associada – estudantes paradoxalmente singulares – na área de Exatas, que incluem os componentes curriculares Química, Física, Biologia, matemática e Robótica, realizado por docentes generalistas que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais no município de Formosa/GO. A pessoa paradoxalmente singular possui uma condição de existência em que a pessoa apresenta altas habilidades/superdotação e uma deficiência e/ou transtorno concomitantemente. A relevância desse estudo encontra respaldo na falta de pesquisas que versam sobre esse tema e, pela contradição entre o que preconiza a legislação brasileira e os resultados demonstrados nas pesquisas científicas sobre como deve ser o Atendimento Educacional Especializado para estudantes paradoxalmente singulares. A abordagem que sustenta a pesquisa é a qualitativa com delineamento para observação sistemática e anotações em diário de bordo. Os/as participantes da pesquisa foram oito (8) professores/as atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais que atendem estudantes com deficiências, transtornos e estudantes paradoxalmente singulares matriculados nos anos finais do ensino fundamental em escolas públicas da rede municipal de ensino de Formosa/GO. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir da observação sistemática e análise dos dados construídos, observamos que a ênfase do atendimento educacional especializado está centrado na complementação pedagógica. Esse resultado é preocupante, pois de acordo com a literatura científica nacional e internacional, estudantes paradoxalmente singulares demandam de um formato de atendimento fundamentado nos pressupostos da complementação pedagógica e da suplementação pedagógica. No entanto, esse atendimento deve ser ofertado a partir do entendimento de que as necessidades especificas e múltiplas desse/a estudante devem ser atendidas em um programa único, que abarca a área de talento e a área de limitação simultaneamente.

     

  • Palavras-chave
  • Inclusão, AEE, Estudantes Paradoxalmente Singulares.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
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  • Eixo Temático 1- Pesquisa e Compreensão do Espectro do Autismo
  • Eixo Temático 2 - Intervenções e Terapias Inovadoras
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
  • Eixo Temático 4 - Uso de tecnologia na Abordagem ao TEA

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