CONSTRUÇÃO DE CHECKLIST PARA RASTREAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA PUERICULTURA

  • Autor
  • Andressa de Oliveira Nunes Pinto
  • Co-autores
  • Advi Catarina Barbachan Moraes
  • Resumo
  • A identificação precoce de sinais indicativos para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para garantir intervenções oportunas e eficazes, promovendo o desenvolvimento integral da criança. Na Atenção Primária à Saúde, os profissionais de enfermagem têm papel estratégico para essa identificação durante as consultas de puericultura, no entanto, observa-se uma lacuna na formação desses profissionais quanto à triagem de sinais de alerta para o TEA. Este estudo teve como objetivo desenvolver e validar um checklist de treinamento para a triagem de sinais de risco para o TEA durante a consulta de enfermagem em puericultura utilizando a escala M-CHAT-R/F, o instrumento AQ-10 e no Instrumento de Avaliação do Desenvolvimento Integral da Criança. Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, estruturada em duas etapas: construção do instrumento baseado em revisão da literatura e diretrizes clínicas, e avaliação por juízes especialistas utilizando o protocolo AGREE II e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O checklist elaborado utiliza a escala do tipo Likert e foi desenvolvido pra ser usado em Simulações Clínicas. Na avaliação por especialistas, a média geral dos domínios do AGREE II foi de73,92% e o IVC global foi de 78,40%, indicando a validade de conteúdo. O checklist é uma ferramenta prática, de fácil aplicação e potencial para qualificar a prática de enfermagem, promovendo o rastreamento precoce do TEA na APS. Espera-se que este instrumento contribua para o fortalecimento das ações de vigilância do desenvolvimento infantil, alinhando-se aos princípios da atenção integral a saúde da criança e do cuidado centrado na família.

  • Palavras-chave
  • Treinamento por simulação, Educação em saúde, Transtorno do Espectro Autismo, Triagem, Puericultura.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
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  • Eixo Temático 1- Pesquisa e Compreensão do Espectro do Autismo
  • Eixo Temático 2 - Intervenções e Terapias Inovadoras
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
  • Eixo Temático 4 - Uso de tecnologia na Abordagem ao TEA

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