SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INCLUSIVAS BASEADAS NO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO

  • Autor
  • Eduardo Augusto Ferreira
  • Co-autores
  • Livia de Lauro Antunes , Bianca Regina de Jesus Mansur , Camile Yasmin de Castro Xavier Soares , Jeovanna Picanço Rangel , Roberta Sarah Lima dos Reis
  • Resumo
  • O projeto de ensino desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública da cidade do Rio de Janeiro tem como objetivo criar, aplicar e avaliar planos de aula, materiais didáticos e atividades avaliativas sob a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), articulado ao ensino de programação em cursos da área de computação. A proposta incentiva práticas pedagógicas mais inclusivas, que interpretem o perfil dos alunos e suas formas de aprendizado, incluindo aqueles afetados pelo Transtorno Espectro Autista (TEA), o que pode levar a uma diminuição no número de desistências e a um aumento no número de estudantes que continuam na escola com sucesso. A abordagem selecionada compreende uma revisão da literatura sobre DUA e práticas inclusivas, o desenvolvimento de materiais de ensino flexíveis, a aplicação real em sala de aula das sequências e a avaliação dos resultados do ponto de vista do desempenho dos estudantes e do feedback qualitativo. O DUA, conforme descrito para o design pedagógico, torna possível organizar estratégias que também incluem diferentes modalidades de representação, expressão e engajamento, destinadas a auxiliar o aprendizado de conteúdo técnico e abstrato que, para muitos estudantes, é complexo. Dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP) que foram analisados apresentam elevadas taxas de desistência no curso de Sistemas de Informação, destacando a urgência da implementação de ações pedagógicas mais flexíveis e diversificadas. Além disso, o projeto incentiva a participação ativa dos estudantes do projeto, no planejamento e avaliação das atividades, o que favorece o protagonismo estudantil e a construção de um ambiente de aprendizagem mais colaborativo. Os resultados esperados incluem a melhoria no engajamento, na compreensão dos conteúdos nas disciplinas de programação como ações de permanência dos estudantes nos cursos superiores da área de computação.

  • Palavras-chave
  • Desenho Universal para Aprendizagem, inclusão, Programação, TEA, Ensino Superior
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
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  • Eixo Temático 1- Pesquisa e Compreensão do Espectro do Autismo
  • Eixo Temático 2 - Intervenções e Terapias Inovadoras
  • Eixo Temático 3 - Inclusão e Participação Social
  • Eixo Temático 4 - Uso de tecnologia na Abordagem ao TEA

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