RESUMO: O artigo investiga a intergeracionalidade na educação, explorando desafios, políticas públicas, estratégias e direitos associados à participação de idosos no contexto educacional. Com foco na construção histórico-social das gerações, o trabalho argumenta o dever da educação na promoção de um envelhecimento saudável. Sendo métodos qualitativos, como revisão bibliográfica e análise documental, o estudo identifica desafios persistentes na valorização dos idosos, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar de avanços legais, como a Lei n° 14.423 de 2022, que destaca os direitos educacionais dos idosos, há uma lacuna entre teoria e prática na implementação efetiva de políticas públicas intergeracionais. Para tanto, faz-se necessário o fomento de estratégias, como a integração interdisciplinar de currículos, projetos colaborativos entre instituições e formação contínua de professores, visando aprimorar a intergeracionalidade na educação. Destaca-se a importância da autonomia universitária e gestão democrática, assim como a necessidade de abordagens interdisciplinares. Ressalta-se a relevância de futuras pesquisas nessas áreas para avançar na formação de professores, desenvolvimento de projetos e conscientização sobre a importância da intergeracionalidade na educação.
Palavras-chave: Comunidade escolar. Envelhecimento; Formação docente; Inclusão; Projetos intergeracionais.
Este grande evento foi realizado pela parceria da Editora Lion Publication com a banca organizadora do I° CONBRAGERI.
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