RELATO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO: LUDICIDADE E LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Emily Rauane Siqueira de Oliveira
  • Resumo
  • O presente relato de experiência tem como base o estágio supervisionado realizado em abril de 2025, na Escola Municipal Balão Mágico, em Rolim de Moura, Rondônia, com turmas do 2º ano do Ensino Fundamental. A prática docente foi desenvolvida ao longo de 85 horas e incluiu atividades de observação, participação, planejamento, regência e reforço escolar, em um contexto marcado por limitações de recursos didáticos e estruturais, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas criativas e adaptadas à realidade local. Nesse cenário, a ludicidade e a leitura foram compreendidas como eixos centrais do processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais, não apenas como formas de entretenimento, mas como instrumentos pedagógicos capazes de estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das crianças. A experiência demonstrou que atividades lúdicas, mesmo com materiais simples, promovem o envolvimento dos alunos e favorecem a aprendizagem significativa. O estágio teve como objetivo aproximar a formação teórica da prática docente, permitindo a aplicação de metodologias ativas e a análise crítica das realidades escolares. O método adotado envolveu regência de aulas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicação de avaliações diagnósticas, realização de atividades com jogos, leitura literária, produção textual e sequências didáticas planejadas, além da escuta atenta às dificuldades individuais dos alunos, especialmente durante o reforço escolar. O referencial teórico que embasou as práticas inclui autores como Oliveira (2023), que destaca a ludicidade como aliada na alfabetização; Corti (2013), ao enfatizar o papel das brincadeiras e da música; Santos, Radvanskei e Bachmann (2016), ao abordar o valor do desenho como linguagem pedagógica; e Rangel e Rojo (2010), ao defender a leitura como prática de construção de sentido. As fontes de análise foram os registros de campo e as observações realizadas durante as atividades, considerando a rotina pedagógica e o desempenho dos alunos. Como resultados, observou-se maior participação dos estudantes, fortalecimento dos vínculos afetivos em sala de aula, melhora na compreensão de conteúdos básicos e maior autonomia nas atividades. Jogos de sílabas, ditados temáticos, leitura compartilhada e resolução de problemas matemáticos se mostraram eficazes para ampliar o interesse e o desempenho dos alunos. A experiência permitiu concluir que a ludicidade, aliada à leitura, fortalece a prática pedagógica, tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa, evidenciando a importância do olhar sensível e planejado do professor frente às particularidades da turma e reforçando a necessidade de uma formação docente que valorize o contexto social e cultural do estudante, a escuta ativa e o uso intencional de estratégias pedagógicas que promovam uma educação humanizada, crítica e significativa.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio Supervisionado, Ludicidade, Leitura
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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Whatsapp

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REALIZAÇÃO

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