O resumo reflete sobre a “sondagem”, uma estratégia utilizada no ambiente escolar com o objetivo de conhecer o que os estudantes em processo de alfabetização sabem e pensam a respeito da língua escrita. Para tanto, descrevemos o uso dessa prática no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Alfabetização, desenvolvido no Campus de Rolim de Moura. A atividade ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dina Sfat, com alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental, e buscou identificar os níveis de escrita das crianças a partir da perspectiva da Psicogênese da Língua escrita, formulada pelas pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999), contribuindo para o diagnóstico do processo de alfabetização e subsidiando futuras intervenções pedagógicas. A sondagem ocorreu durante o primeiro semestre de 2025 no espaço escolar em três momentos (fevereiro, abril e julho) e foi conduzida em ambiente tranquilo, de forma individual, visando proporcionar maior conforto e segurança às crianças. Inicialmente, estabeleceu-se um breve diálogo com cada aluno a fim de criar um clima de confiança e reduzir a ansiedade diante da proposta. Em seguida, solicitou-se que escrevessem o próprio nome, uma lista de palavras previamente selecionadas “pirulito”, “pipoca”, “doce” e “Bis” e, por fim, a frase “Eu gosto de doce”. Os resultados evidenciaram distintos níveis de aquisição da escrita; entre os estudantes do segundo ano, alguns demonstraram pleno domínio do sistema alfabético, conseguindo representar graficamente as palavras de forma adequada. Outros se encontravam no nível silábico-alfabético, revelando avanços significativos rumo à consolidação da escrita alfabética. Nas turmas de primeiro ano, verificou-se maior quantidade de crianças no nível pré-silábico no mês de fevereiro e prevalência do nível alfabético no mês de julho. Essa diversidade confirma a heterogeneidade típica do processo de alfabetização, no qual cada criança percorre seu próprio percurso de aprendizagem, apresentando ritmos e avanços particulares. A experiência destacou ainda a relevância do papel dos bolsistas como mediadores no processo investigativo. A postura de acolhimento e a escuta atenta possibilitaram não apenas o levantamento do nível de escrita, mas também a valorização das vivências e saberes prévios. Essa prática dialoga com os pressupostos freireanos, no qual a alfabetização é compreendida como um ato de interação humana, em que a palavra escrita ganha sentido a partir da realidade do educando. Nesse contexto, a sondagem revelou-se não apenas como um instrumento avaliativo, mas também um recurso pedagógico capaz de orientar o planejamento das atividades futuras, permitindo que o processo de ensino-aprendizagem seja mais significativo, inclusivo e ajustado às necessidades reais dos estudantes. A análise dos dados fornece subsídios para que professores e bolsistas construam práticas mais sensíveis e contextualizadas, respeitando a singularidade de cada trajetória e fortalecendo o compromisso com os alfabetizandos. Conclui-se que a realização da sondagem constituiu uma experiência formativa importante tanto para os bolsistas quanto para os alunos, reafirmando a relevância do PIBID na aproximação entre teoria e prática, na valorização da escola pública e na formação docente comprometida com a realidade social e educacional.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO