EXPERIÊNCIAS DO PIBID: A LEITURA COMO PRÁTICA DE ENCANTAMENTO

  • Autor
  • Guilherme Eduardo Maciel Elias
  • Co-autores
  • Luana Vanessa de Souza Cavalheiro , Wesley Jhonne Alves Amorim
  • Resumo
  • A experiência apresenta as percepções dos bolsistas participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, acerca das dinâmicas de leituras deleite desenvolvidas com uma classe de 1º ano do Ensino Fundamental, no turno vespertino de uma escola municipal de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia. As atividades de leitura de fruição objetivaram proporcionar às crianças um contato mais próximo com produções literárias, de modo a estimular seu interesse e o prazer pela leitura. O referencial teórico baseou-se nos textos de Brandão e Rosa (2005), “Literatura na alfabetização: que história é essa?” e “Poesias em Práticas de Alfabetização”, que debatem a importância do valor estético dos diversos gêneros literários no processo de alfabetização, e a necessidade do uso social desse material pelas crianças. As atividades ocorreram no ano de 2025, diariamente, entre os meses de fevereiro a julho. A escolha dos livros apresentados e lidos para as crianças priorizou obras de diversos autores de literatura infantil, dentre eles Donaldo Buchweitz (2011), Mary França (1988, 2004) e Sylvia Orthof (2012). Aspectos como ilustrações chamativas e recursos visuais diversificados, também foram privilegiados nos momentos de seleção dos exemplares. Para a apresentação e leitura dos livros à turma, cada bolsista realizou um planejamento prévio, elaborando questões para início, durante e fim da leitura, de modo a orientar a condução da atividade, favorecendo a atenção das crianças e contribuindo para a compreensão do conteúdo. Os planejamentos das leituras eram socializados e discutidos entre os bolsistas, professores e coordenadora nos encontros de planejamento semanal. Essas reuniões foram fundamentais para aprofundar o conhecimento em relação às intervenções a serem realizadas e o que poderia ser aprimorado em nosso trabalho. Já em sala, em certos momentos, as leituras ganharam um caráter performático, com recursos de teatralidade e até mesmo o uso de fantasias, o que despertou ainda mais o interesse e a participação das crianças. Como resultado, ao final das leituras deleite, diálogos evidenciaram o encantamento da turma pelo conteúdo e, muitas vezes revelaram a socialização de novos conhecimentos a partir da temática da leitura. O trabalho desenvolveu nos bolsistas a habilidade de se comunicar, de lidar com o novo e com a exposição, e ao fim do processo, já estavam totalmente à vontade, dessa forma, conclui-se que tanto para os bolsistas quanto para as crianças, esses momentos de leitura de fruição desenvolveram a expressividade, a desenvoltura e capacidade de escuta do outro.

  • Palavras-chave
  • Alfabetização, Docência, Leitura, Literatura, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO