Este resumo relata a experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do subprojeto de Alfabetização da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura, com foco na utilização de poesias e poemas no processo de alfabetização de estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Como referencial teórico, o estudo baseia-se em Brandão e Rosa (2005), que defendem que o ensino da poesia deve ir além da análise estrutural, promovendo experiências estéticas que integrem técnica, criatividade e sensibilidade. O campo de realização da experiência foi a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dina Sfat, localizada no município de Rolim de Moura (RO). Inicialmente, foi promovida uma formação com os bolsistas, na qual se discutiu o texto “Poesia em práticas de alfabetização”, de Rosa e Brandão (2005), que embasou a elaboração de uma sequência didática utilizando diferentes livros de poesia infantil, entre eles: “Bebês Brasileirinhos”, “Bicho que te quero livre”, “Boniteza Silvestre”, “Em cima daquela serra”, “Festa no meu jardim”, “Não existe dor gostosa”, “O riso da melancia”, “O tempo escapou do relógio”, “Poemas e Rimas da Floresta” e “A Arca de Noé”. Alguns poemas se destacaram pela musicalidade, pelas rimas e pela imagética poética. As ações com os estudantes ocorreram durante o primeiro semestre de 2025, ao longo de três meses (março, abril e maio), e foram planejadas coletivamente com a professora coordenadora do subprojeto e os professores supervisores das turmas. O eixo central consistiu no uso de poemas como ferramenta de estímulo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento da consciência fonológica. As atividades, organizadas semanalmente, partiram da leitura em voz alta de poemas com forte presença de rimas e musicalidade, acompanhadas por atividades lúdicas voltadas ao letramento e à apropriação do sistema alfabético, envolvendo identificação de rimas e aliterações, diferentes estratégias de leitura e produção textual. O uso de recursos tecnológicos, como projetor e áudios, contribuiu para dinamizar as aulas e ampliar o engajamento dos alunos. Os resultados indicam aumento significativo no interesse pelas práticas de leitura e escrita, avanços na percepção de padrões sonoros e maior participação nas rodas de poesia. A experiência evidenciou o potencial da poesia no processo de alfabetização como um espaço de escuta, expressão e aprendizagem significativa, reforçando o papel do PIBID na formação inicial de professores e na qualificação das práticas pedagógicas. No campo formativo, a experiência proporcionou vivência prática às bolsistas, favorecendo a reflexão sobre a articulação entre teoria e prática e reafirmando a importância do PIBID como espaço privilegiado de formação inicial docente, ao inserir os acadêmicos na realidade escolar e ampliar a construção de práticas pedagógicas voltadas à alfabetização.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO