JOGOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Francisca Josiane Abreu Matias Porto
  • Co-autores
  • Magda Amaral de Oliveira , Simone dos Santos Nascimento Martins
  • Resumo
  • A alfabetização é uma etapa fundamental da escolarização inicial, e encontrar alternativas que tornem esse processo mais dinâmico e prazeroso constitui um desafio constante para os educadores. Este trabalho discute, então, a utilização de jogos no contexto da alfabetização inicial a partir de experiências de ensino realizadas por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Alfabetização da Universidade Federal de Rondônia, no primeiro semestre de 2025. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Kishimoto, Leontiev e Piaget, que compreendem os jogos como práticas culturais historicamente situadas, dotadas de múltiplas significações e capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, social e moral das crianças. Além disso, apoiou-se nos estudos de Leal, Albuquerque e Leite (2005), que destacam que o jogo, por si só, não garante a aprendizagem, sendo indispensável a presença e a intencionalidade do professor, que atua como mediador pedagógico, equilibrando a função lúdica e educativa. Metodologicamente, o trabalho foi desenvolvido em duas escolas municipais de Rolim de Moura, em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, utilizando como material a coleção de jogos produzida pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco. Essa coleção contém dez jogos subdivididos em três categorias: jogos que contemplam atividades de análise fonológica sem correspondência com a escrita; jogos que promovem reflexão sobre os princípios do sistema alfabético e as correspondências grafofônicas; e jogos que sistematizam essas correspondências. Dentre os jogos aplicados em sala de aula, destaca-se o Bingo das Letras, que estimula atenção e identificação, reforçando o reconhecimento do alfabeto e a associação entre letras e sons iniciais das palavras, e a Trinca Mágica, que desenvolve a consciência fonológica, elemento essencial para a aprendizagem da linguagem. Os resultados indicam que os jogos despertaram o interesse e a motivação dos alunos, promovendo avanços significativos na compreensão de que palavras são formadas por sílabas e fonemas, que a ordem das letras é relevante e que há relação direta entre sons e sinais gráficos. Conclui-se que a utilização de jogos didáticos na alfabetização torna o processo de ensino mais envolvente, com elementos lúdicos atuando como catalisadores que aumentam a atenção, o engajamento e a participação das crianças.

     

  • Palavras-chave
  • Jogos, Leitura e Escrita, Mediação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

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REALIZAÇÃO

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