PLANEJAR É PRECISO! REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO

  • Autor
  • Jéssica Juraszek Lara
  • Co-autores
  • Mauricéia Carvalho Martins Machado , Adriana Medeiros de Oliveira
  • Resumo
  • O resumo reflete sobre a importância do planejamento como ferramenta essencial para mediar as atividades pedagógicas, garantindo que todas as ações possuam intencionalidade clara e coerente. As reflexões partem das experiências vivenciadas por acadêmicas do curso de Pedagogia no subprojeto de alfabetização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), apresentando os resultados desse processo formativo com base no planejamento pedagógico desenvolvido ao longo das atividades. Teoricamente, o trabalho apoia-se em José Carlos Libâneo (1994, p. 221), que aponta o planejamento como uma atividade que "exige do professor a capacidade de registrar e analisar o andamento das atividades para realizar ajustes necessários". Nesse sentido, o ato de planejar direciona o trabalho docente, permitindo que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira organizada e eficiente. As experiências práticas ocorreram na Escola Municipal Dina Sfat, localizada no bairro Bom Jardim, em Rolim de Moura, Rondônia, com alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. Os planejamentos foram elaborados em encontros coletivos na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, com a participação dos bolsistas, da coordenadora do programa e dos professores supervisores da escola, promovendo a articulação entre teoria e prática em um ambiente real de aprendizagem. A experiência possibilitou aos bolsistas compreenderem de forma prática como o planejamento contribui para a organização do processo educativo, configurando-se como ferramenta importante para as ações pedagógicas. Contudo, o planejamento não se restringe à organização de conteúdos, envolvendo também a definição de estratégias metodológicas, recursos didáticos, formas de avaliação e a necessidade de flexibilização considerando as especificidades dos alunos. Essa flexibilidade mostrou-se essencial, pois as bolsistas, ao aplicarem as atividades, observaram a necessidade de realizar ajustes para atender aos diferentes níveis de aprendizagem da turma. A cada atividade realizada havia um momento de reflexão e troca de experiências para analisar os resultados alcançados, garantindo um processo contínuo de aprimoramento. Os resultados demonstram que o planejamento é prática docente de extrema importância; ao aplicar as atividades planejadas para favorecer a alfabetização, respeitando os níveis de conhecimento dos alunos, as bolsistas observaram desenvolvimento significativo na escrita e na leitura das turmas. A adaptação contínua às necessidades reais dos estudantes permitiu avanços no processo de aprendizagem, comprovando a eficácia de um planejamento bem estruturado, mas ao mesmo tempo flexível e aberto a modificações. 

     

  • Palavras-chave
  • Planejamento Pedagógico, PIBID, Formação Docente, Alfabetização, Ensino Fundamental
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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Whatsapp

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69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

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