Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Ambientes Escolares I, sob orientação da professora responsável e em conformidade com o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia. As experiências foram vivenciadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Balão Mágico, entre os dias 31 de março e 16 de maio de 2025. As atividades ocorreram a partir de observações participativas que contribuíram para o diagnóstico da realidade escolar na qual o estágio foi desenvolvido, tendo como foco a interação com as crianças, o que possibilitou a elaboração de um plano de intervenção pedagógica junto à turma do 2º ano do ensino fundamental. Durante a regência, houve liberdade para a escolha da metodologia de trabalho, das atividades e das intervenções necessárias. A professora titular da turma demonstrou-se colaborativa e comprometida, contribuindo de forma significativa para o processo formativo, ao compartilhar experiências e refletir sobre o ensino e a aprendizagem em conjunto com a estagiária, configurando um elo relevante de trocas de saberes. Para fundamentar as etapas do estágio, foram realizados estudos sobre a relação entre as práticas pedagógicas nos anos iniciais e a formação docente. A formação de professores, nos últimos anos, tem sido revisitada como um dos pontos centrais para o desenvolvimento de uma educação capaz de responder às exigências impostas pelas novas relações estabelecidas na sociedade (Campos, 1999). Compreende-se que é possível entender as ações dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem apenas quando se compartilha dessa realidade, apresentando iniciativas significativas que contribuam para transformá-la de forma qualitativa (Penin, 1995). Quanto às práticas desenvolvidas, foram realizadas intervenções pedagógicas em toda a rotina escolar dos alunos, incluindo momentos de acolhida, leituras compartilhadas, conversas sobre regras de convivência, atividades de musicalização, brincadeiras, jogos, hora do lanche, organização do material escolar e da sala de aula, entre outros. O trabalho desenvolvido durante o estágio possibilitou aos alunos o conhecimento e a apropriação de diversos gêneros textuais, com ênfase na Literatura de Cordel. Os estudantes demonstraram entusiasmo e curiosidade em aprofundar o conhecimento sobre esse tipo de texto. Constata-se que o estágio supervisionado constitui uma etapa fundamental na formação inicial docente, por possibilitar a vivência da realidade profissional e a articulação entre teoria e prática, contribuindo, assim, para a construção de uma educação de qualidade e equitativa.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO