A contação de histórias, enquanto prática pedagógica, configura-se como uma importante estratégia para preservação e transmissão da tradição oral, especialmente no que se refere aos contos populares, que carregam memórias, valores e ensinamentos culturais transmitidos entre gerações, conservando elementos muitas vezes ausentes dos livros, mas presentes na identidade de um povo. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a contribuição da contação de histórias na formação inicial de professores, tomando como foco o curso realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Rondônia, campus Rolim de Moura, durante as férias escolares do mês de julho de 2025. A proposta do curso integrou teoria e prática, oferecendo aos participantes diferentes formas de trabalhar a contação de histórias em sala de aula, incluindo contos populares e de tradição oral, desde a leitura de obras de autores que reescrevem essas histórias até dinâmicas que exploraram a oralidade como recurso didático. A metodologia envolveu encontros formativos, momentos de leitura e rodas de contação, nos quais os bolsistas puderam experimentar de maneira prática o ato de contar e ouvir histórias, além de refletir sobre formas de adaptar essa prática ao cotidiano escolar. O referencial teórico se fundamentou em autores que discutem a relevância dos registros da tradição oral e naqueles que defendem a contação como recurso pedagógico capaz de aproximar a escola das manifestações culturais populares. As atividades realizadas visaram fortalecer a percepção de que a contação de histórias vai além do caráter lúdico, constituindo ferramenta pedagógica que promove o desenvolvimento da oralidade, da escuta atenta, da imaginação e da valorização cultural. Como resultados, observou-se que a participação no curso possibilitou aos bolsistas a ressignificação da prática docente, ampliando sua compreensão sobre o papel da literatura e da oralidade, além de favorecer a aproximação com a cultura e memória popular. A experiência também contribuiu para o desenvolvimento da autoconfiança dos bolsistas enquanto futuros professores, permitindo-lhes experimentar o lugar de narradores em sala de aula, exercitando oralidade, postura, expressão corporal, atenção ao público e construção de vínculo com os ouvintes. Conclui-se, portanto, que a contação de histórias, especialmente voltada aos contos de tradição oral, representa uma prática pedagógica significativa para a preservação de valores culturais, para a formação docente e para o deleite das crianças em processo de formação como leitoras.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO