CONHECER PARA DEMOCRATIZAR: UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA COM PROFESSORES DE ESTUDANTES COM TEA

  • Autor
  • Paulo Aparecido Dias da Silva
  • Co-autores
  • Flávia Pansini , Juliana Cândido Matias
  • Resumo
  • Neste trabalho, objetiva-se discutir as contribuições da formação docente para o acesso ao conhecimento e a democratização de recursos e materiais utilizados a fim de promover a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conforme acentuado por Walter (2020), a CAA é um recurso promissor utilizado por indivíduos com autismo que não se manifestam por meio da fala articulada ou que apresentam fala não funcional. Todavia, em um contexto de mercantilização dos recursos e serviços, parte dos estudantes com TEA acaba por não ter acesso igualitário a esses recursos e serviços, tanto no espaço escolar quanto no contexto doméstico, já que alguns recursos mais difundidos atualmente são comercializados por empresas que possuem patente e registro, demandando, em geral, alto poder aquisitivo por parte das famílias. Nesse contexto, os dados apresentados resultam de uma pesquisa em andamento coordenada por pesquisadores dos Departamentos de Educação e História da Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura. O objetivo central é analisar as contribuições da pesquisa colaborativa para a formação profissional e a ampliação de conhecimentos docentes sobre a escolarização dos estudantes com TEA na rede pública municipal de ensino. O estudo de abordagem qualitativa teve início em 2024 e encontra-se em andamento, caracterizando-se como Pesquisa de Natureza Interventiva (PNI), e articulando o processo investigativo ao desenvolvimento de ações de formação docente. O campo da pesquisa é a rede pública de ensino do município de Rolim de Moura, no Estado de Rondônia. Os participantes são docentes que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, que atendem estudantes com TEA, além dos pesquisadores responsáveis pela formação. Assim, os dados foram coletados no decorrer dos cursos de formação docente, que abordam aspectos teóricos e práticos sobre a linguagem e a comunicação de estudantes com TEA, visando a melhoria do atendimento escolar. Dentre os conteúdos, são compartilhados conhecimentos teóricos sobre a importância da CAA e, como atividade prática, os docentes realizam a confecção de pastas de comunicação com custo reduzido, além de utilizarem recursos de CAA gratuitos, a exemplo dos materiais disponíveis no Centro Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa (ARASAAC). Os resultados indicam que os professores possuíam pouco conhecimento sobre a CAA e desconheciam os recursos do ARASAAC. Os resultados também confirmam que é possível utilizar recursos de CAA gratuitos em substituição aos recursos comercializados, garantindo a mesma qualidade. Com base nesses resultados, conclui-se que um dos efeitos de tornar esse conhecimento acessível para os professores tem sido a democratização do acesso aos recursos e serviços, garantindo às pessoas com autismo o direito e a oportunidade de se comunicarem, beneficiando professores, estudantes e familiares. 

     

  • Palavras-chave
  • Formação Docente, Democratização do Acesso, TEA
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4- Pesquisa em Educação
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO