A EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA DO ESTÁGIO: DESVENDANDO A ALFABETIZAÇÃO NO 1ºANO

  • Autor
  • Adriana Medeiros de Oliveira
  • Resumo
  • Este trabalho relata a experiência desenvolvida no estágio supervisionado dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Balão Mágico, em Rolim de Moura, Rondônia. A vivência de estágio ocorreu com uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental. As atividades planejadas e as intervenções pedagógicas se deram a partir da observação e da participação no cotidiano das crianças e da professora titular, na rotina da sala de aula. O processo educacional proporcionado pelo estágio teve como objetivo o conhecimento aprofundado da realidade escolar, com análise de suas possibilidades e a comparação entre teoria e prática pedagógica. Por meio da observação, participação, planejamento, registros e relatório, foi possível compreender que, na fase de alfabetização, o educador atua como mediador, trabalhando com as diversas hipóteses de escrita das crianças e estimulando sua curiosidade por meio da leitura literária, jogos, brincadeiras, musicalização e contação de histórias. Também se verificou a importância de o(a) docente abordar a alfabetização com atenção e sensibilidade, compreendendo que essa etapa transcende a decodificação de letras e sons. Trata-se de um processo de dar significado às palavras, permitindo que a criança avance em suas hipóteses, supere desafios e consolide a compreensão do sistema de escrita sobre as práticas em alfabetização. Ferreiro (1985) e Weisz (1990), em suas pesquisas, demonstram como as crianças desestabilizam suas hipóteses iniciais para construir um novo processo de conhecimento, no qual, por exemplo, elas começam a diferenciar o sistema de representação escrita do sistema de representação do desenho. Os resultados do estágio indicam que a alfabetização exige paciência, sensibilidade e um olhar atento às necessidades individuais de cada criança, contribuindo para que ela leve consigo o aprendizado para seu futuro, sentindo-se parte de uma construção coletiva com poder transformador. A experiência reforça a importância do trabalho dos professores, que enfrentam desafios diários em busca de novas formas de ensinar. Participar da fase de alfabetização na vida de uma criança é uma vivência singular, que contribui para o desenvolvimento profissional e para a confiança em auxiliar futuros alunos a crescerem com autonomia e segurança.

     

  • Palavras-chave
  • Estágio, Anos Iniciais, Alfabetização
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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Whatsapp

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69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

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