EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PROTAGONISMO: O OLHAR DE UM PROFESSOR SURDO

  • Autor
  • Ketely Beatriz Benício Lima
  • Co-autores
  • Luciana Coladine
  • Resumo
  • Este estudo se insere na área da educação de surdos, a qual passou por momentos marcantes ao longo da história e se encontra em constante transformação, especialmente no que se refere às metodologias e práticas pedagógicas utilizadas por professores surdos. Nesse contexto, estabelece-se como problemática a seguinte questão: qual é a eficiência da prática didático-pedagógica realizada por um professor surdo no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos? O objetivo consiste em verificar as metodologias, estratégias e recursos empregados por um professor surdo na educação de alunos surdos, bem como compreender suas aspirações profissionais. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, realizada com o professor surdo Claudiomar Pereira de Souza, atuante no Centro Especializado em Reabilitação (CER), localizado na cidade de Rolim de Moura - RO, no primeiro semestre de 2025. O estudo também contempla uma revisão bibliográfica, com aporte teórico em autores como Lacerda (2013), Martins (2010) e Quadros (2008), que discutem aspectos históricos, linguísticos e pedagógicos da educação de surdos no Brasil. Os resultados indicam que a atuação do professor surdo exerce impacto positivo tanto no processo de aprendizagem quanto na construção da identidade dos alunos, favorecendo a comunicação efetiva e possibilitando a identificação entre professor e estudantes, uma vez que compartilham a mesma língua e cultura. Verificou-se que, na instituição analisada, o professor surdo atua no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1), contando com o apoio de uma professora ouvinte, proficiente em Libras, responsável pelo ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (L2). O professor destacou a necessidade de planejar estratégias pedagógicas que contemplem a individualidade dos alunos, considerando suas idades e dificuldades. Para tanto, faz uso de materiais como jogos, vocabulário, diálogos, glossários e recursos visuais, baseando-se em uma metodologia predominantemente visual, com uso de imagens, prática e conversação em Libras. Quanto às aspirações do professor Claudiomar, observou-se grande comprometimento com a formação integral dos alunos e o desejo de contribuir para uma educação mais inclusiva, acessível e representativa. Para ele, a presença de professores surdos nas instituições de ensino é essencial não apenas por razões linguísticas, mas também por aspectos culturais e sociais, uma vez que esses profissionais atuam como referências de superação, autonomia e pertencimento para os estudantes surdos. Conclui-se que a comunicação em Libras e a interação por meio da língua de sinais são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e social do aluno surdo. A atuação do professor surdo na educação bilíngue fortalece a identidade dos alunos e amplia suas possibilidades de aprendizagem e inclusão. Assim, torna-se imprescindível não apenas incentivar a formação e a atuação de professores surdos, mas também garantir condições concretas para sua permanência e valorização no espaço educacional. 

     

  • Palavras-chave
  • Educação de Surdos, Professor Surdo, Metodologias Pedagógicas para Surdos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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