O presente relato apresenta reflexões sobre a experiência de estágio supervisionado realizado em abril de 2025, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cora Coralina, em Rolim de Moura – RO, com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é relatar a vivência prática da docência, articulando teoria e prática, e contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional. Durante o período de estágio, foi possível compreender a dinâmica da sala de aula, observar a rotina dos alunos e o planejamento das atividades, percebendo a complexidade do trabalho docente, o que, conforme Libâneo (2001), evidencia que o planejamento é parte essencial da prática pedagógica, orientando a ação do professor e favorecendo efetivamente a aprendizagem. O estágio, com carga horária de 84 horas, contemplou observação, planejamento, participação e regência, constituindo-se como espaço fundamental para a formação inicial docente. A vivência foi marcada por desafios, especialmente diante de uma turma caracterizada por comportamentos questionadores, exigindo atitudes de escuta, sensibilidade e postura firme em sala de aula. A realização de atividades de leitura e produção textual possibilitou que os alunos expressassem sentimentos e experiências pessoais, permitindo compreender melhor as emoções da turma e fortalecer vínculos de empatia e acolhimento. Nesse sentido, como afirma Vygotsky (1991), a aprendizagem ocorre nas interações sociais, sendo potencializada quando o professor cria situações de mediação que favorecem a expressão e o desenvolvimento dos alunos. Situações de indisciplina evidenciaram a importância de articular teoria e prática, mobilizando competências pedagógicas e emocionais para lidar com imprevistos do cotidiano escolar, e também como destaca Freire (1996), ao ressaltar que a capacidade de escuta é essencial para uma prática educativa humanizada. A experiência proporcionou crescimento pessoal e profissional, favorecendo a construção da identidade docente e reafirmando que a formação do professor ocorre de modo contínuo, na relação entre universidade e escola e na busca por práticas pedagógicas criativas e humanizadas. O contato diário com os alunos e a participação em diversas atividades possibilitaram perceber como pequenas atitudes de atenção e incentivo contribuem para o engajamento e a aprendizagem significativa. Conclui-se que o estágio representou uma etapa fundamental na formação inicial, fortalecendo a compreensão do papel do professor como mediador do conhecimento e agente transformador no espaço escolar, conforme Libâneo (1994), ao destacar que a didática se concretiza na mediação entre conteúdos, professor e alunos, visando à aprendizagem significativa.
A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.
Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento. Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
Comissão Científica
Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana
31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)
69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)
REALIZAÇÃO
DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia
Campus UNIR – Rolim de Moura
Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO