ENTRE VOZES E SUSSURROS: POR UMA POLÍTICA DA ESCUTA NA INFÂNCIA

  • Autor
  • Emily Rauane Siqueira de Oliveira
  • Resumo
  • Esta pesquisa, vinculada ao projeto “Olhares menores: por uma educação inundada de infâncias”, propõe uma investigação voltada à escuta das vozes infantis, reconhecendo a urgência de repensar os modos como a infância é compreendida e vivenciada nos contextos educativos contemporâneos. Partindo do entendimento de que as crianças, com frequência, são silenciadas e enquadradas por discursos adultocêntricos que limitam suas expressões e experiências, busca-se construir uma política que potencialize a escuta das múltiplas linguagens das infâncias, seus desejos e formas singulares de existir no mundo. O estudo tem como objetivo geral investigar como crianças entre 2 e 9 anos produzem outros modos de existência em meio à vida, considerando suas experiências em espaços escolares, nas ruas, nos parques e em diferentes territórios, tanto urbanos quanto rurais. Como objetivos específicos, pretende-se compreender as narrativas produzidas pelas crianças a partir das imagens capturadas por elas mesmas e refletir, com base nessas narrativas, sobre os caminhos que seus pensamentos percorrem. A metodologia adotada se ancora na perspectiva da pesquisa como experiência (Leite, 2011), marcada por um movimento aberto, sensível e não linear, em que câmeras digitais e filmadoras são entregues às crianças para que produzam suas próprias imagens e narrativas. Complementando essa abordagem, as conversas serão utilizadas como ferramenta metodológica (Ribeiro, Souza e Sampaio, 2018), possibilitando diálogos inventivos e rizomáticos que escapem de discursos previamente planejados e permitam a emergência de novos sentidos. As fontes de análise incluem as imagens e registros produzidos pelas crianças, as conversas gravadas e os registros de campo realizados ao longo do processo. O recorte temporal da pesquisa compreende o período de agosto de 2025 a julho de 2026, contemplando as etapas de produção de dados, análise, elaboração de relatórios e divulgação dos resultados. O recorte geográfico abrange espaços diversos, incluindo escolas públicas e áreas urbanas e rurais, permitindo compreender as diferentes formas de vivência da infância em múltiplos contextos. Espera-se que os resultados revelem novas formas de olhar para as crianças e seus modos de ser, trazendo contribuições significativas para o debate acadêmico e pedagógico sobre a infância, a escuta e a produção de saberes a partir das próprias crianças. Além disso, a pesquisa busca fortalecer práticas educativas mais sensíveis, críticas e abertas, que reconheçam a criança como protagonista de sua experiência e produtora de cultura. Conclui-se que a escuta qualificada e a abertura para o diálogo com as crianças podem gerar deslocamentos importantes nas concepções tradicionais de educação, favorecendo práticas pedagógicas mais humanizadas e alinhadas à complexidade dos modos de existir das infâncias.

     

  • Palavras-chave
  • Infância, Escuta, Pesquisa Como Experiência, Linguagens Infantis, Educação
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 4- Pesquisa em Educação
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

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Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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