REFLETIR E CONVIVER: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A ÁRVORE DA AMIZADE

  • Autor
  • Maria Cecília Freitas
  • Resumo
  • O estágio curricular supervisionado constitui etapa fundamental na formação inicial do docente, ao possibilitar a vivência de práticas reais de ensino e a reflexão sobre a complexidade do trabalho pedagógico e seus impactos no processo de aprendizagem. Nesse contexto, a atividade “Árvore da Amizade” foi desenvolvida durante aulas de Ensino Religioso com uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Cora Coralina, em Rolim de Moura, Rondônia, no primeiro semestre de 2025, com o objetivo de promover reflexões sobre convivência, valorização das diferenças e fortalecimento dos vínculos entre colegas. A proposta surgiu da necessidade de trabalhar valores como respeito, empatia e amizade, fundamentais para a formação cidadã, mas frequentemente secundarizados diante da ênfase nos conteúdos formais. A atividade se iniciou com a leitura da fábula “O porco-espinho”, que simboliza a importância de reconhecer limites e qualidades no convívio social, seguida de debate coletivo no qual os alunos refletiram sobre como suas características pessoais influenciam as relações no grupo. Posteriormente, realizou-se o sorteio de nomes dos colegas, e cada criança foi convidada a registrar uma qualidade sobre o colega sorteado, estimulando observação atenta e reconhecimento das virtudes alheias. As mensagens foram lidas anonimamente, promovendo um ambiente de respeito e valorização, e os demais alunos puderam acrescentar comentários positivos, ampliando a percepção das qualidades individuais. O encerramento ocorreu com a construção coletiva da “Árvore da Amizade” em cartolina, na qual foram colados os nomes das crianças acompanhados das qualidades atribuídas a cada uma, resultando em um painel simbólico de união e reconhecimento mútuo. O referencial teórico se fundamenta em autores que destacam a relevância da educação para valores e convivência, como Piaget (1994), ao evidenciar o desenvolvimento moral das crianças a partir de relações de respeito mútuo; e Freire (1996), que ressalta a necessidade de prática educativa humanizadora e dialógica, pautada na valorização do outro. Os resultados indicaram forte envolvimento da turma, expressado por alegria e surpresa ao receber elogios dos colegas, bem como melhora no clima de sala de aula, evidenciada pelo fortalecimento dos vínculos afetivos e valorização das diferenças. A experiência também permitiu compreender a importância de propor atividades que extrapolem a dimensão cognitiva, favorecendo a construção de um ambiente acolhedor, respeitoso e propício ao aprendizado coletivo. Conclui-se que práticas como a “Árvore da Amizade” contribuem para o desenvolvimento da autoestima e da empatia entre as crianças, além de evidenciar, na formação docente, a necessidade de integrar no cotidiano escolar ações que promovam valores humanos essenciais para a convivência social.

     

  • Palavras-chave
  • Pedagogia, Formação Docente, Convivência Escolar, Ensino Religioso
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente
Voltar

A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

 semanadepedagogia25@gmail.com

Whatsapp

31 9 91377975 (Prof. Dimir Viana)

69 9 8428-5636 (Profa. Juliana Matias)

 

REALIZAÇÃO

DAED – Departamento Acadêmico de Educação UNIR – Universidade Federal de Rondônia

Campus UNIR – Rolim de Moura

Avenida Norte/Sul, 7.300 – Bairro Nova Morada, Rolim de Moura – RO