LITERATURA INFANTIL E A INVENTIVIDADE NA VOZ E NO CORPO DOS/AS CONTADORES DE HISTÓRIAS

  • Autor
  • Waldimir Rodrigues Viana
  • Co-autores
  • Maria Cecília Freitas , Amanda Pinheiro Anjos
  • Resumo
  • A contação de histórias constitui uma forma de vivenciar a literatura que transcende a simples leitura de um texto, pois o narrador mobiliza voz, corpo e presença, imprimindo traços individuais que refletem sua personalidade e sua maneira única de interpretar a narrativa. Dessa forma, uma mesma história pode gerar diferentes sensações, envolvimento e emoções, dependendo do estilo de quem a narra. A corporeidade e a expressividade do contador se tornam instrumentos de transposição da obra, sem que se perca a essência proposta pelos autores, acrescentando camadas de sentido e reforçando elementos intrínsecos por meio de gestos, entonações, pausas e presença física, estabelecendo interlocução direta com os ouvintes e proporcionando experiências literárias singulares. O aspecto corporal é especialmente relevante quando o contador ou contadora de histórias é surdo, como observado empiricamente neste estudo. O presente trabalho reflete sobre a arte de contar histórias no contexto da Pedagogia, fundamentando-se em experiência realizada por graduandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, na condição de bolsistas do PIBID, sob coordenação da Profa. Flávia Pansini e supervisão do Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana, com a participação de 28 alunas distribuídas em duas turmas, totalizando 12 horas de atividades. Durante o minicurso, foram abordados aspectos fundamentais da contação, incluindo princípios e técnicas de narração, critérios para a escolha de histórias, a literatura como suporte e a oralidade como patrimônio cultural, a presença corporal e vocal dos contadores, modalidades de narração com palavras, música e objetos, exercícios práticos e sessões comentadas a partir de contos populares, tradição oral e literatura infantil. As atividades proporcionaram vivências teóricas e práticas, destacando a importância da expressividade, oralidade e corporeidade na mediação da literatura, evidenciando a necessidade de investigar a relação entre literatura infantil e inventividade, considerando que o impacto da narrativa depende essencialmente da voz e do corpo de quem conta a história. Para fundamentar a análise, foram consideradas referências como Bedran (2012), Cunha (1997), Lajolo e Zilberman (1998) e Machado (2001). As primeiras observações indicam que a voz e o corpo são decisivos para revitalizar o texto literário, não com a intenção de teatralizar, mas de conduzir a narrativa de forma equilibrada e sensível ao público. Contadores que preparam cuidadosamente gestualidade e nuances vocais, mantendo o domínio da palavra escrita, tendem a obter melhores resultados na prática docente, demonstrando que a literatura se enriquece quando mediada por quem valoriza o uso estruturado da voz e do corpo na contação de histórias.

     

  • Palavras-chave
  • Contação de Histórias, Literatura Infantil, Pedagogia, Inventividade
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3- Práticas de ensino
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A Semana de Pedagogia 2025 aconteceu no Campus de Rolim de Moura da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entre os dias 03 e 06 de setembro. Organizada pelo Departamento de Educação, a Semana de Pedagogia trouxe como tema: “Por uma Pedagogia e Docência Inventivas”. O evento propôs a reflexão e o debate sobre os desafios da inventividade docente na atualidade que permeiam o campo da Pedagogia. Dentre as atividades realizadas estiveram: a comunicação e publicação de trabalhos científicos, palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, mostra de fotografias, lançamento de livros e roda de conversas. Com o intuito de reunir os egressos e a comunidade acadêmica para pensar juntos sobre a profissão docente e a Pedagogia.

Os trabalhos submetidos como Comunicações Científicas foram enviados exclusivamente pela plataforma indicada pelo evento. Cada participante pôde inscrever seus trabalhos, individualmente ou em coautoria, com no máximo três coautores por trabalho. Nos textos em coautoria, apenas um autor realizou a submissão, indicando a autoria principal e os demais coautores, todos devidamente inscritos no evento.  Os resumos foram apresentados em um único parágrafo, com 400 a 500 palavras, contemplando temática, problema, objetivos, método, fontes, recortes temporal e geográfico, resultados e conclusões. Todos os trabalhos foram avaliados pela Comissão Científica mediante avaliação cega por pares e publicados nos anais do evento quando aprovados e apresentados na data e local programados.

  • GT 2- Infâncias e Políticas Educacionais no contexto rondoniense
  • GT 3- Práticas de ensino
  • GT 4- Pesquisa em Educação
  • GT 1- Experiências do Estágio Escolar Supervisionado: a perspectiva discente

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Juliana Cândido Matias

Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

Comissão Científica

Prof. Dr. Amauri Moret da Silva
Prof. Dra. Avacir Gomes dos Santos Silva
Prof. Dra. Bianca Santos Chisté
Prof. Esp. Elisabete dos Reis Venturoso
Prof. Dra. Flávia Pansini
Prof. Esp. Helionice de Moura Silva
Prof. Dra. Juliana Cândido Matias
Prof. Dra. Luciana Coladine Bernardo
Prof. Dra. Maria Aparecida Antero Correia
Prof. Dr. Paulo Aparecido Dias da Silva
Prof. Dr. Waldimir Rodrigues Viana

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