Com os diversos avanc?os tecnolo?gicos no nosso meio, tornou-se possi?vel uma evoluc?a?o nos servic?os ofertados à sociedade. Nesse sentido, a educac?a?o tambe?m passou por essa evoluc?a?o, viabilizada pelas tecnologias da informac?a?o e comunicac?a?o (TICs). Na modalidade da educac?a?o a dista?ncia, os ra?dios e as TVs foram sendo substitui?dos por ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os quais permitem uma maior efetividade do processo de ensino e aprendizagem pois, ale?m de integrar alunos, professores e tutores em um so? lugar, permitem uma melhor comunicac?a?o dos mesmos. Com o aumento do uso dos AVAs, trouxe tambe?m uma preocupac?a?o com a qualidade do ensino ofertado, que esta? atrelada à interac?a?o efetiva entre os atores do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, sabemos que o tutor e? o ator responsa?vel por promover a interac?a?o nesses ambientes, e o seu desempenho esta? ligado à participac?a?o efetiva dos alunos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um agente de software capaz de recomendar estrate?gias pedago?gicas a tutores em AVAs, visando melhorar o desempenho do tutor em promover uma interac?a?o efetiva dos alunos dentro dos AVAs. Para alcançar este objetivo, foi seguida a metodologia descrita a seguir. Inicialmente foi realizada uma revisão sistemática com o objetivo de identificar estratégias pedagógicas que promovem interação em AVAs, bem como identificar as ferramentas e os meios mais utilizados para recomendar essas estratégias em AVAs. Em seguida, foi criado um modelo de conhecimento capaz de mapear as estratégias pedagógicas, levantadas a partir da revisão sistemática, com o desempenho dos tutores a distância. O próximo passo foi desenvolver o agente de software capaz de realizar recomendações pedagógicas a tutores e servir como subsídio para uma melhorar a performance dos mesmos no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, foi realizada uma validação, por meio de questionários, com professores e tutores a distância. Como resultado da pesquisa, foi gerado um agente de software que e? orientado por conhecimentos da a?rea pedago?gica sobre estrate?gias pedago?gicas que promovem interac?a?o em ambientes virtuais de aprendizagem, além de uma ontologia representando as estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas por tutores a distancia e sua relação com problemas comuns enfrentados por estes em seu dia a dia.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas