A efetiva apropriação de tecnologias educacionais, por estudantes e professores, precisa estar relacionada às suas motivações, de modo que se produza real engajamento em suas práticas durante o processo de aprendizagem. Nesse sentido, entende-se que, por meio de recursos baseados na Aprendizagem Ubíqua, é possível aproximar sua rotina acadêmica às suas interações sociais, explorar atividades de aprendizagem lúdicas, promover a autonomia e novas situações de aprendizado de forma contextualizada, além de auxiliar o professor na comunicação, acompanhamento e desenvolvimento de novas práticas. Com este propósito, foi iniciado, em 2017, o projeto Edubi, que teve início com a aprovação no edital de inovação UAB/CAPES N. 03/2015, cuja execução já foi encerrada, porém, algumas funcionalidades precisam ser melhoradas, testadas e adequadas para a demanda dos estudantes e professores da UFERSA, das modalidades a distância e presencial. O ambiente Edubi é composto por quatro aplicações clientes (Web, Mobile, Watch e TV) e dois componentes que permitem integração com Moodle, Wikipedia e Youtube. Além desses, o Edubi consome também os serviços da Youubi API, que dá suporte às principais funcionalidades das aplicações. Neste contexto, este projeto teve como objetivo: testar, corrigir falhas e implementar funcionalidades pendentes das aplicações (Web e Mobile) do ambiente Edubi, para que possam ser utilizadas, como recursos complementares, pelos professores e estudantes das modalidades a distância e presencial da UFERSA. Para alcançar este objetivo, estabeleceram-se as seguintes atividades do método: Treinamento (adquirir conhecimento sobre as tecnologias adotadas no Edubi); Teste e registro de falhas (realizar testes para identificação de falhas na versão atual do Edubi); Remoção de falhas e implementação de funcionalidades pendentes (resolver falhas funcionais, de desempenho e de usabilidade e implementar funcionalidades pendentes prioritárias); e Realizar testes de carga (verificar se o sistema suporta a quantidade de usuários potenciais da UFERSA). Como resultado, o Edubi encontra-se funcional, incluindo o mecanismo de notificação e recomendação de conteúdos, que é gerada de acordo com a afinidade ou proximidade do usuário. Com isto, o projeto cumpre o objetivo inicial de ser uma plataforma mais concisa e agradável para a comunidade de alunos e professores, promovendo maior engajamento de ambas as partes, para que haja um maior aproveitamento do ambiente educacional. Com estes resultados, a plataforma Edubi apresenta-se como alternativa para aproximar estudantes e professores aos conteúdos e recursos que sejam do seu interesse ou que estejam relacionados ao seu contexto atual, por exemplo, o local que ele se encontra, que inclusive pode ser um ambiente informal, fora da instituição de ensino, para permitir a descoberta de conteúdos sem a necessidade de busca manual, ou conhecimento prévio sobre sua existência. Além disso, permite a autoria de conteúdos, de uma forma intuitiva e contextualizada, por parte dos professores e, principalmente, pelos próprios estudantes, permitindo assim o compartilhamento horizontal de conhecimentos.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas