A geração de energia distribuída tem sido muito utilizada em unidades consumidoras (UC's) residenciais e comerciais, tendo como tipo de energia, a energia solar fotovoltaica. Dessa forma, por meio da quantidade de energia produzida por estes sistemas, o consumidor pode ter um abatimento no valor da sua fatura de energia e ainda acumular créditos que podem ser utilizados posteriormente. Além da energia solar fotovoltaica, pode ser utilizada a energia eólica, por meio de geradores, porém, a aplicação de um gerador eólico convencional em um meio urbano pode ser inviável devido a certos fatores como os ruídos gerados. Além dos ruídos, o alto custo de um gerador convencional torna a instalação inviável para uso residencial. Como alternativa para evitar os problemas citados, este trabalho propõe o uso de um gerador de fluxo axial, que apresenta baixo custo de manufatura e baixos níveis de ruído em relação à maioria dos geradores eólicos. Antes do uso prático do gerador proposto, faz-se necessário testar a sua capacidade de geração, o que pode ser feito através do acoplamento de seu eixo ao eixo de um motor CC shunt. Para realizar estes testes faz-se necessário ter um conhecimento sobre o funcionamento do motor em carga e saber como realizar o controle do motor na velocidade desejada. Devido a pandemia e a suspensão das atividades presenciais na UFERSA, os testes em laboratório com o motor e o gerador não puderam ser realizados. Desta forma, a pesquisa foi redirecionada para execução de simulações com a ferramenta XCOS do software livre SciLab. Para os testes com simulação o motor CC shunt, este foi modelado no domínio da frequência, e com isso foi encontrado um modelo matemático de representação do motor CC shunt, que não é comumente encontrado na literatura de modelagem de sistemas dinâmicos. Com tal modelo, é possível simular qualquer motor do mesmo tipo, sendo necessário apenas alterar as constantes elétricas do modelo desenvolvido, como resistências, indutâncias e as constantes mecânicas, como a inércia do eixo. Com o modelo na forma de diagrama de blocos, foi feito simulação do motor alimentado com a tensão nominal onde foram obtidos os gráficos da velocidade do eixo, torque eletromecânico, potência no eixo, corrente de campo e de armadura. Além disso, foi projetado e implementado através de simulação um controlador proporcional para controle da velocidade do motor até 400 RPM. Posteriormente, projetou-se e simulou-se um controlador PI pelo método da alocação de zeros. Para tanto, foi necessário linearizar o sistema, porém não foi obtida uma resposta satisfatória concluindo que este motor CC com tal ligação apresenta uma forte não linearidade que será avaliada na continuidade da pesquisa.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas