A histologia e embriologia consiste em uma ciência que estuda os tecidos do corpo e, possui como materiais essenciais os microscópios e lâminas de microscopia óptica. Entretanto, o alto custo desses equipamentos colabora para que as universidades não disponham de materiais para todo o corpo discente e dessa maneira o estudo fica menos dinâmico, bem como o aprendizado fica limitado a sala de aula. O objetivo do desenvolvimento do atlas foi para a construção de um método que facilitasse o entendimento e ampliasse o acesso a informação, baseado na crescente utilização das tecnologias de comunicação e informação (TICs) no ensino, principalmente na graduação. Para tanto foi realizada a identificação das estruturas presentes no tecido ovariano e com isso os alunos teriam um material de fácil de acesso, com conteúdo correspondente aos principais materiais bibliográficos e de ampla visualização (alta resolução). Foram utilizadas lâminas de ovários de roedores oriundas do acervo do laboratório de histologia da UFERSA. Estas lâminas foram selecionadas e os dois melhores cortes foram encaminhados para o escaneamento digital realizado pelo laboratório de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Após escaneadas e adicionadas no software Pannoramic Viewer, para o atlas físico, foram capturadas imagens específicas de cada estrutura nos seguintes aumentos (1x, 10x, 50x, 100x, 400x) e, logo após foram feitas as devidas identificações. Ao final de cada capítulo adicionou-se um resumo teórico básico sobre os principais processos da gametogênese feminina, bem como um mapa mental que resumiu todo o conteúdo. Para o atlas digital, as lâminas digitalizadas no software Pannoramic Viewer foram renderizadas e adicionadas no aplicativo EazyZoom, realizando então a marcação e identificação das estruturas. Por fim foi adicionado um mapa mental também na plataforma online. Devido a pandemia, ambos os materiais ainda serão aplicados nas turmas de graduação da disciplina de histologia e embriologia para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e uma pesquisa quantitativa e qualitativa será realizada para ver a amplitude do aprendizado via utilização de TICs nas aulas práticas. Espera-se, pois, atender uma ampla gama de alunos, assim como ajudá-los durante o processo a compreensão da maneira mais didática referente às estruturas da ovogênese.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas