Diante das necessidades impostas pela globalização, a aeronáutica tem se mostrado de suma importância para o desenvolvimento de diversos setores da sociedade. Desse modo, deter a tecnologia inerente tanto ao projeto quanto a operação de veículos aéreos, em especial aqueles intitulados de não tripulados, mostra-se como sendo um fator decisivo para implantação deste modal de transporte. Neste trabalhou desenvolveu-se uma metodologia de análise de projeto inicial de um VANT, através do estudo de autores conhecidos, determinando desde as definições operacionais do equipamento, como altitude de trabalho, velocidades máxima e mínima, potência de motor, comprimento e tipo de pista. Projetou-se as estruturas de asa e cauda determinando seus formatos geométricos, áreas planas e envergaduras, bem como selecionando os aerofólios que iriam compor estas estruturas. Também foi determinada a potência de motor necessária para que a aeronave fosse capaz cumprir com o perfil de missão que lhe fosse estipulado. Tanto a asa quanto a cauda tiveram uma rotina de intensas simulações de dinâmica dos fluidos computacional – através do método dos painéis, tanto em domínios bidimensionais (aerofólios) quanto tridimensionais – de modo a verificar se os coeficientes aerodinâmicos satisfaziam os valores mínimos necessários calculados analiticamente, bem como otimizar as dimensões destes componentes proporcionando um aumento de eficiência aerodinâmica na aeronave. A modelagem do sistema de controle de voo do VANT foi feita utilizando redes de Petri coloridas e especificação formal em linguagem Z a partir das necessidades básicas de segurança referentes a operação deste tipo de veículo, abrangendo desde os sistemas de motorização e baterias, até a parte de controle do VANT por intermédio de uma estação de controle remota, e o controle das superfícies de comando presentes no mesmo, que propiciam sua movimentação em voo. O material desenvolvido ao longo deste trabalho permitiu que se tenha uma base sólida para que se possa desenvolver um veículo aéreo não tripulado utilizando tecnologia totalmente desenvolvida na universidade. Cabe salientar que o hardware de controle a ser embarcado no veículo já pode ser especificado diante do que foi modelado do sistema em redes de Petri, ficando assim, apto a realização da integração do sistema embarcado de controle com o VANT, logo após ser realizada a validação formal do modelo.
Comissão Organizadora
Thaiseany de Freitas Rêgo
RUI SALES JUNIOR
Comissão Científica
RICARDO HENRIQUE DE LIMA LEITE
LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
FRANCISCO MARLON CARNEIRO FEIJO
Osvaldo Nogueira de Sousa Neto
Patrício de Alencar Silva
Reginaldo Gomes Nobre
Tania Luna Laura
Tamms Maria da Conceição Morais Campos
Trícia Caroline da Silva Santana Ramalho
Kátia Peres Gramacho
Daniela Faria Florencio
Rafael Oliveira Batista
walter martins rodrigues
Aline Lidiane Batista de Amorim
Lidianne Leal Rocha
Thaiseany de Freitas Rêgo
Ana Maria Bezerra Lucas