No tocante às garantias de direitos constitucionais, a mobilidade urbana, por meio do Transporte Público, se configura não apenas como um direito em si, mas também viabiliza tantos outros. O acesso à educação, tal como no ensino superior, pode ser facilitado ou dificultado em função das condições dos serviços de TP, dentre elas os aspectos ligados à segurança. O estudo objetiva investigar de que forma a insegurança no TP influencia o acesso à educação entre universitários de Aracaju e Grande Aracaju. Participaram da pesquisa 429 estudantes de universidades sergipanas. Realizou-se um survey de caráter exploratório e quantitativo, cuja coleta de dados ocorreu entre junho e outubro de 2021. Os resultados indicam um uso diverso do serviço, para além de fins educacionais, com uma redução do uso durante a pandemia de Covid-19 e uma alta percepção de insegurança sanitária e quanto à violência. Houve um número expressivo de estudantes vitimados ou que presenciaram atos violentos no TP, assim como o relato de que essa vivência interferiu nas atividades acadêmicas. Verificou-se, ainda, impactos econômicos aos estudantes atribuídos à tentativa de driblar o problema da violência no TP. Dada a importância da mobilidade para o acesso à cidade e ao ensino superior, os resultados informam a necessidade de políticas que assegurem não apenas o acesso ao transporte, mas cuidem da qualidade do seu planejamento e da sua oferta ao público universitário.
Comissão Organizadora
Amarildo Costa Lima
Wellington
Comissão Cientifica
Junior Costa
Comissão Científica