A presente pesquisa possui como objeto de estudo a análise sobre a História da escolarização e inclusão educacional de crianças autistas nos espaços escolares. Trazendo apontamentos historiográficos e pedagógicos sobre a educação inclusiva. O objetivo geral é analisar como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) está sendo abordado dentro do chão da sala de aula, na família e na sociedade. A metodologia baseia-se em um estudo qualitativo de cunho bibliográfico acerca da produção científica sobre o desenvolvimento da inclusão dos alunos com deficiências na escola e especificamente a inserção escolar das crianças autistas. Nesse contexto, também possui como foco o papel dos profissionais da educação (professores regulares e Atendimento Educacional Especializado – AEE), pais, legislação educacional, formação docente e dos próprios alunos na construção de uma instituição escolar democrática e inclusiva. Em linhas gerais, pode-se concluir que a inclusão ainda é um processo a longo prazo e que a exclusão, marginalização e precarização da inclusão dos seus alunos autistas ainda não é uma realidade plena, mesmo considerando as legislações federais, o empenho familiar e das associações. Os estigmas e preconceitos ainda predominam e tornam-se empecilhos para o desenvolvimento intelectual e autônomo dos alunos.
Comissão Organizadora
Ismael Gonçalves Alves
Comissão Científica