Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um panorama das dissertações e teses que abordam temáticas relacionadas à história da infância Brasileira. Partindo da problemática: "Como a produção acadêmica nos anos de 2013 a 2018 aborda o tema da história da infância brasileira no século XX?", elegeu-se como espaço de investigação o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior – CAPES e foram elencados os seguintes termos de busca: “História da Infância, Criança”, “História Social da Infância”, “Institucionalização de crianças” e “Infância Desvalida”. Para a análise levantaram-se algumas questões orientadoras que incluíram os pressupostos teórico-metodológicos que orientam as pesquisas em história da infância no século XX e as fontes/documentos utilizados pelos pesquisadores para escrever a história da infância Brasileira. Quanto ao método, refere-se a uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com análise de conteúdo. Em relação aos resultados, foram encontrados 4.336 trabalhos, porém, apenas 24 deles abordaram diretamente as temáticas de interesse. Destes, a maior parte aborda a História da Infância marcada pela pobreza, pelos locais de assistência e a falta de políticas públicas.
Comissão Organizadora
Ismael Gonçalves Alves
Comissão Científica