As crianças passam um número considerável de horas nas instituições de Educação Infantil, sendo o Brasil de estrutura capitalista, onde as famílias precisam trabalhar para sobreviver, principalmente as classes trabalhadoras. As creches e pré-escolas funcionam em tempo integral, recebendo as crianças das 6:30h até às 18:30h. Desse modo, considera-se que as crianças permanecem mais tempo na escola do que em casa. Diante disso, problematiza-se: Como as instituições de Educação Infantil contribuem para estreitar a relação das crianças com a natureza? Para tanto, busca-se analisar nos documentos reguladores da Educação Infantil, orientações pedagógicas que promovam a relação da criança com a natureza. Compreende-se que para a criança estabelecer conexões com a natureza, necessita de experiências que possibilitem contato, cuidado e conhecimento sobre a ecologia, os ecossistemas, biomas, entre outros. A abordagem da pesquisa é de cunho bibliográfico, e dialoga com autores que defendem o desemparedamento das crianças, como Tiriba (2018), e sobre a ecopedagogia, desenvolvida por Gadotti (2010), que tem como finalidade reeducar e transformar a visão do ser humano sobre a natureza. Nesse sentido, buscar-se-á a relação entre o referencial teórico e as orientações nos documentos reguladores da Educação Infantil.
Comissão Organizadora
Ismael Gonçalves Alves
Comissão Científica