A CONSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NA OBRA “MEU DIÁRIO” DE LUIZA PEREIRA DORFMUND (1966)

  • Autor
  • Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg
  • Co-autores
  • Samara Elisana Nicareta , Ana Valeria Abbeg
  • Resumo
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    O objetivo deste estudo é analisar a construção da infância na obra "Meu Diário", escrita por Luiza Pereira Dorfmund e publicada em 1966 pela Editora do Brasil; visando compreender como a autora retrata a infância num contexto de repressão explorando as representações culturais presentes na obra. Ao investigar como a infância foi conformada e representada na literatura escolar durante um período político conturbado podemos compreender as criação de estratégias narrativas e simbólicas permitindo evidenciar as relações entre história do livro e a formação identitária. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na abordagem semiológica proposta por Barthes (2005), sendo explorados os elementos discursivos e simbólicos presentes na construção da infância em "Meu Diário". Foram examinados aspectos como narrativa, linguagem, personagens e contexto histórico para identificar os mecanismos utilizados na simbologia da infância. A análise revelou que as estratégias narrativas e linguísticas empregadas por Dorfmund apontam para um conformismo de uma infância ingênua, que necessita ser protegida. Essas representações da infância dialogam com as transformações sociais e políticas da época, contribuindo para a compreensão mais ampla das relações entre literatura, história do livro e história cultural.

  • Palavras-chave
  • Criança, Estereótipo, Livro Escolar
  • Área Temática
  • História das Infâncias e das Juventudes
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  • História das Infâncias e das Juventudes

Comissão Organizadora

Ismael Gonçalves Alves

Comissão Científica