A CONFORMAÇÃO CRISTÃ DA INFÂNCIA EM LIVROS ESCOLARES: ANÁLISE DO “MEU DIÁRIO” (1943)

  • Autor
  • Ana Cecília Nicareta Santos
  • Co-autores
  • Samara Elisana Nicareta , Valter Andre Jonathan Osvaldo Abbeg
  • Resumo
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    O objetivo deste estudo é analisar o processo de conformação da infância ao cristianismo, presente na obra "Meu Diário", escrita por Antonieta Pantoja Mendes de Morais, e publicada em 1943. Investigando como a questão religiosa foi manifesta, explorada e representada na literatura escolar compreendemos os aspectos ideológicos presentes como uma questão de conformação e oposição ao diferente na constituição da identidade da criança. A metodologia adotada neste estudo baseia-se na abordagem semiológica proposta por Barthes (2005), sendo explorados os elementos discursivos e simbólicos presentes na construção da religiosidade em "Meu Diário" (1943). Ao analisar os aspectos como narrativa, linguagem, personagens foram identificados apenas elementos cristãos para identificar na formação da simbologia da infância. Esta análise evidenciou que as estratégias narrativas e linguísticas empregadas por Morais apontam para um processo de inculcação religiosa cristã na formação da criança, utilizando o livro escolar como emissário oficial. Os simbolismos religiosos excluem qualquer outra possibilidade de compreensão da fé e da acepção de outras crenças evitando e negando quaisquer diálogos com outras formas identitárias sociais da época, contribuindo um processo de culpabilização, negação e obscurantismo religioso.

  • Palavras-chave
  • Religião, Cristianismo, Livro Escolar
  • Área Temática
  • História das Infâncias e das Juventudes
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Comissão Organizadora

Ismael Gonçalves Alves

Comissão Científica