O objetivo desta investigação consiste em realizar uma análise das orientações relacionadas à higiene e saúde presentes na obra "Meu Diário", de Antonieta Pantoja Mendes de Morais, publicada no ano de 1943. No contexto dos livros escolares, as questões concernentes à saúde e higiene possuíam um propósito preventivo, visando promover uma formação voltada à preservação da saúde, ao mesmo tempo em que ofereciam subsídios para compreender a construção da infância na literatura escolar. A metodologia empregada nesta pesquisa adota uma abordagem semiológica, proposta por Barthes (2005), que se propõe a analisar os elementos discursivos e simbólicos que permeiam o tema da higiene e saúde na obra em questão. Torna-se possível identificar diretrizes que corroboram para a consolidação de uma visão higienista da saúde. Revela-se que as estratégias narrativas utilizadas por Morais denotam um processo de orientação de condutas, utilizando o livro escolar como veículo transmissor de informações formais e oficiais. Os simbolismos que permeiam a concepção de saúde personificam a higiene como um elemento de cunho individual, desconsiderando outras possibilidades de compreensão que abordem a saúde de maneira coletiva, ressaltando-se que o ato de zelar pela saúde é incumbência exclusiva do indivíduo.
Comissão Organizadora
Ismael Gonçalves Alves
Comissão Científica