O propósito deste estudo consiste na análise da relação existente entre mãe e criança na narrativa do livro escolar intitulado "Leitura para o Quarto Anno", escrito por Maria Rosa Moreira Ribeiro e publicado no ano de 1919. No contexto da literatura escolar, as questões que envolvem a formação da infância assumem contornos multifacetados, traduzindo-se em diversas interações interpessoais. O referido livro, adotado tanto em escolas públicas quanto privadas, tem como objetivo primordial fomentar uma formação de mentalidades particulares, constituindo, assim, um veículo relevante na construção da noção de infância. A metodologia empregada nesta pesquisa se fundamenta em uma abordagem semiológica, tal como proposta por Barthes (2005), que visa a analisar os elementos discursivos e simbólicos que permeiam a temática da relação criança-família-maternidade. Constatou-se que as estratégias narrativas adotadas por Ribeiro denotam um processo de orientação de condutas e práticas sociais, utilizando o livro escolar como meio de transmissão de informações formais e oficiais. Os simbolismos que envolvem a concepção de maternidade personificam a mulher como a única responsável pela educação e orientação da criança, reforçando, assim, uma visão unidimensional dessa dinâmica relacional.
Comissão Organizadora
Ismael Gonçalves Alves
Comissão Científica