A Socioeducação no olhar do operador da lei: permanências e rupturas pós Estatuto da Criança e do Adolescente (Santa Catarina- 1990/2020)

  • Autor
  • Daniel Alves Boeira
  • Resumo
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    A proposta desta apresentação tem por objetivo estudar o contexto da socioeducação catarinense, através do discurso e da prática dos servidores que atuam neste meio, direta e/ou indiretamente. A análise e organização dos dados coletados para esta apresentação é fruto do meu estágio pós-doutoral, em que congregam os diversos atores que atuam com os adolescentes em conflito com a lei institucionalizados. A abrangência da pesquisa tem a intenção de analisar a pluralidade de práticas profissionais para com o meio socioeducativo, pois ao buscar os rastros e pistas destas ações vislumbramos continuidades do chamado menorismo. A pesquisa se justifica pela relevância acadêmica, uma vez que busca contribuir com a historiografia da infância e juventude no Brasil a partir da perspectiva da História do Tempo Presente e pela dimensão social. A perspectiva do “menorismo” ainda está presente, seja nos discursos, seja pelas práticas institucionais, através de seus servidores.

  • Palavras-chave
  • Socioeducação, História do Tempo Presente, Adolescência, Infração
  • Área Temática
  • História das Infâncias e das Juventudes
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  • História das Infâncias e das Juventudes

Comissão Organizadora

Ismael Gonçalves Alves

Comissão Científica