Crianças brasileiras na Alemanha: o sistema escolar alemão em perspectiva (1998-2021)

  • Autor
  • Laís Martendal
  • Resumo
  • Este trabalho analisa, a partir da percepção de três mulheres brasileiras que migraram para a Alemanha, a inserção de crianças brasileiras - filhas dessas migrantes - no sistema escolar alemão. O sistema educacional na Alemanha tem como característica bifurcar a trajetória das crianças quando elas atingem 10 anos de idade: a partir do desempenho escolar, as crianças são divididas em Gymnasium, Realschule e Hauptschule. Cada uma dessas segmentações permite maior ou menor possibilidade de ingresso às universidades, sendo que os filhos de imigrantes estão majoritariamente no nível considerado o mais baixo da hierarquia do sistema. Assim, a partir das três entrevistas - realizadas de modo on-line entre outubro de 2020 e novembro de 2021 para a pesquisa “Famílias transnacionais: gênero e educação” -, reflete-se sobre como essas mães percebem a experiência dos seus filhos: as possibilidades e os limites do sistema escolar alemão. Em dialógo com bibliografias a respeito da temática, vê-se que existem maiores dificuldades das crianças migrantes na escola, acontecendo, por exemplo, casos de discriminação. Essas discussões trazem à tona reflexões acerca da educação escolar na Alemanha, afinal de contas, os critérios de divisão do sistema trazem desafios significativos especialmente quando pensamos em crianças de famílias migrantes.

  • Palavras-chave
  • Migração, crianças brasileiras, sistema escolar alemão.
  • Área Temática
  • História das Infâncias e das Juventudes
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  • História das Infâncias e das Juventudes

Comissão Organizadora

Ismael Gonçalves Alves

Comissão Científica